Programa das aulas:
AVISO: Os texto abaixo serão lidos e discutidos durante as aulas, a ordem apresentada não será necessariamente a das aulas, pois está poderá sofrer algumas alterações. Texto estarão disponíveis virtualmente no Google Drive, neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1SUnA_WIXiBeFBFcE5pVnLyoP996FTzR…
EIXO 1: O que são histórias em quadrinhos?
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2004.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu/RJ: Marsupial, 2015.
POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentindo a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
EIXO 2: Quadrinhos e História (imagens e fontes)
BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru, SP: Edusc, 2004.
RODRIGUES, Márcio dos Santos. Apontamentos para a pesquisa histórica sobre quadrinhos. In: CALLARI,
Victor; RODRIGUES, Márcio dos Santos (Org.). História e quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Letramento, 2021, v. 1, p. 19-61.
VOVELLE, Michel. Imagens e Imaginário na História: Fantasmas e Certezas nas Mentalidades desde a Idade Média até o Século XX. São Paulo: Ática, 1997.
EIXO 3: Quadrinhos e ensino de História
LIMA, Douglas Mota Xavier de. História em quadrinhos e ensino de História. In: Revista História Hoje, v.6, n.11, p.147-171, 2017. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/332
PEDROSO, Rodrigo Aparecido de Araújo. Quadrinhos como referência e fonte para o ensino de história. In: CALLARI, Victor; RODRIGUES, Márcio do Santos. (Org.). História e Quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Editora Letramento, 2021, v. 1, p. 137-158.
SANTO, Janaína de Paula Espirito. Cultura Histórica, Narrativa Histórica e Quadrinhos: provocações a partir de Hiroshima. In: CALLARI, Victor; RODRIGUES, Márcio do Santos. (Org.). História e Quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Editora Letramento, 2021, v. 1, p. 137-158.
AVALIÇÃO:
Os estudantes serão avaliados por meio da presença, da participação nas aulas e pela apresentação de um seminário no qual devem expor propostas de análise ou um projeto de aula de uma história em quadrinhos de livre escolha.
Bibliografia Básica:
BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru, SP: Edusc, 2004.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
CIRNE, Moacy. Notas para uma história materialista dos quadrinhos. In: Revista cultura vozes. São Paulo: vol. LXXII n.09 pp.31-44, nov. 1978.
CIRNE, Moacy. Ideologia e desmitificação dos super-heróis. In: Revista cultura vozes. São Paulo: vol. LXV n.04, pp.47-54, maio de 1971.
CIRNE, Moacy. Para ler os quadrinhos. Petrópolis, Vozes, 1972.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
DORFMAN, Ariel; MATTELART, Armand. Para ler o Pato Donald: comunicação de massa e colonialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
DORFMAN, Ariel; JOFRE, Manuel. Super-homem e seus amigos do peito. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1970.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GORDON, Ian. Superman: the persistence of an American icon. New Brunswick, New Jersey: Rutger Universty Press, 2017.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu/RJ: Marsupial, 2015.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2004.
MOYA, Álvaro de. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1972.
PEDROSO, Rodrigo Ap. Araújo. Vestindo ainda mais a bandeira dos EUA: o Capitão América pós-atentados de 11 de setembro. São Paulo: Paco Editorial, 2016.
PEDROSO, Rodrigo Ap. Araújo. Quadrinhos como referência e fonte para o ensino de História. In: CALLARI, Victor; RODRIGUES, Marcio dos Santos (orgs.). História e Quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2021.
PEDROSO, Rodrigo Ap. Araújo. Estados Distópicos da América: o futuro dos EUA nas histórias em quadrinhos (1983-1999). Curitiba, PR: Editora CRV, 2023.
POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentindo a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
SAVAGE JR., William W. Commies, Cowboys, and Jungle Queens: comic books and America, 1945-1954. Oklahoma: Wesleyan University Press, 1998.
SILVA, Marcos Antonio da. Rir das ditaduras: os dentes de Henfil (Fradim - 1971/1980). São Paulo: Intermeios; USP-Programa de Pós-Graduação em História Social, 2018.
SCOTT, Cord A. Comics and conflict: Patriotism and Propaganda from WWII through Operation Iraqi Freedom. Annapolis, Maryland: Naval Institute Press, 2014.
VERGUEIRO, Waldomiro. Pesquisa acadêmica em histórias em quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2017.

.png)
