Conteúdo programático resumido: apresentação oral, conversa com a turma e escutas conexas com a música pop japonesa.
Aula 01 (07/08)
A música japonesa nos meados do século XX: a contextualização da indústria fonográfica no Japão; traçando escolhas de pesquisa e entendimentos entre os conceitos de música popular e música pop: adentrando o campo japonês; constituições musicais da música japonesa: influências, estruturas, gêneros musicais; formatações da indústria e configurações a partir do surgimento do disco; música japonesa e embates identitários; para uma breve história da música na vizinhança: comparando a música japonesa com exemplos asiáticos; contextualização dos escritórios musicais.
Aula 02 (14/08)
Para pensar os protótipos do pop japonês: de 1970 a 1990; música pop japonesa e o início da técnica de formulação de seus artistas: apresentando conceitos e esquemas como jimusho, aidoru (idol) e tarento (talento); o sistema de promoção de artistas na música popular e pop japonesa: artistas solo x grupos musicais x bandas; contextualizações para entendimento do conceito de pop e sua fixação na música japonesa; a música pop japonesa e o consumo: na esfera do city pop; música pop japonesa e o papel do rádio; novas influências e trajetos: o pop japonês e o eletrônico; características técnicas do pop japonês: refletindo sobre estruturas, métricas e vocalidades.
Aula 3 (21/08)
Para pensar o pop japonês contemporâneo em uma indústria renovada: j-pop a partir de 1990; tensionamentos da arte nos termos musicais: discutindo noções de diva, utahime, aidoru, atisuto; breves esferas do pop japonês: o j-pop em outros gêneros musicais; atualizações de mercado musical; formatações do j-pop a partir de cantores: o j-pop em debate a partir de nomes como Utada Hikaru; negociações e tensionamentos históricos: pop japonês, pop coreano, pop chinês - filiações asiáticas do pop; j-pop e identidade; j-pop como gênero musical capilarizado: o j-pop agora.
Referências Bibliográficas:
AOYAGI, Hiroshi; GALBRAITH, Patrick W.; KOVACIC, Mateja (orgs.). Idology in transcultural perspective:
anthropological investigations of popular idolatry. Londres: Palgrave MacMillan, 2021.
BOMAN, Björn. Japanese and Korean collaborations in K-pop: Iz One, TWICE and K-pop spaces in Tokyo. East Asian Journal of Popular Culture, [S.L.], vol. 7, n. 2, p. 1-16, março de 2023. Disponível em:
https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/eapc_00116_1#abs… . Acesso em 03 mar. 2024.
FUKUYA, Toshinobu. Ongaku shakaigaku de J-pop [J-pop em sociomusicologia]. Tóquio: Taiyou Shupan, 2018.
HIRATA, Shu. J-poppu to gengo-gaku no aida de [Entre o j-pop e a Linguística]. FIELDPLUS, Tóquio. vol. 1, n. 19, p. 26-28,
20 mar. 2018. Disponível em: https://repository.tufs.ac.jp/handle/10108/92455. Acesso em 31 ago. 2020.
JIN, Dal Yong. Comparative Discourse on J-pop and K-pop: hybridity in contemporary local music. Korea Journal, [S.L.], v.
60, n. 1, p. 40-70, mar. 2020. 유네스코한국위원회. http://dx.doi.org/10.25024/KJ.2020.60.1.40. Disponível em:
https://kj.accesson.kr/v.60/1/40/8509. Acesso em: 23 jun. 2021.
LANCASHIRE, Terence. J-POP’S ELUSIVE “J”: Is Japanese popular music Japanese?. Perfect Beat, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 38–59, 2015. DOI: 10.1558/prbt.v9i1.28679. Disponível em: https://journal.equinoxpub.com/PB/article/view/16585. Acesso em: 23 aug. 2021.
LOVEDAY, Leo J.. Language contact in Japan: A Socio-linguistic History. Oxford: Clarendon Press, 1996.
MILLER, Laura; COPELAND, Rebecca (org.). Diva nation: female icons from Japanese cultural history. Oakland: University of California Press, 2018.
MŌRI, Yoshitaka. Reconsidering cultural hybridities: transnational exchanges of popular music in between Korea and Japan. In: BERRY, Chris; LISCUTIN, Nicola; MACKINTOSH, Jonathan D. (orgs.). Cultural studies and cultural industries in northeast Asia. Honk Kong: Honk Kong University Press, 2009. Cap. 12, p. 213-230. (TransAsia: Screen Cultures)
NEVES, Mauro. As origens do J-Pop e a sua diversificação: algumas reflexões. In: GREINER, Christine; SOUZA, Marcos (org.). Imagens do Japão: experiências e invenções, vol. 2. São Paulo: Annablume, Fundação Japão, 2012. p. 85-100.
NEVES, Mauro. O conceito de música popular no Japão. In: GREINER, Christine; SAITO, Cecília Noriko Ito; SOUZA, Marco (org.). Em busca do Japão contemporâneo: conversas, ensaios e traduções. São Paulo: Hedra, 2013. Cap. 5, p. 109-120
SANTAELLA, Mayco A. Popular music in East and Southeast Asia: sonic (under)currents and currencies. Kuala Lumpur: Sunway University Press, 2022.
SATŌ, Yoshiaki. J-pop shinkaron: Nippon no uta wa dō kawatta ka [Teoria da evolução do j-pop: como mudaram as canções japonesas?]. Tóquio: Heibonsha, 2019.
STEVENS, Carolyn S.. Japanese popular music: culture, authenticity, and power. Londres, Nova Iorque: Routledge, 2008.
TAKAMASU, Akira. Nihon no popyurā ongaku no kiki to keizai teitai [A crise da música popular no Japão e a estagnação econômica]. Kansai daigaku shakaigakubu kiyō [Boletim da Faculdade de Sociologia da Universidade Kansai], vol. 47, n. 1, p. 1-20, 31 out. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10112/9455 . Acesso em: 22 out. 2021.
UEDA, Yasutaka. Aidoru entateinmento gaisetsu: kōdō keizai-gaku kara miru aidoru `sotsugyō"`intai""katsudō kyūshi"A visão geral do entretenimento aidoru: analisando os processos de “formatura”, “aposentadoria” e “suspensão de atividades” a partir da
economia comportamental]. Edogawa Daigaku Kiyō [Bulletin of Edogawa University], Chiba, v. 29, n. 1, 15 mar. 2019. Disponível em: https://edo.repo.nii.ac.jp/ action=pages_view_main&active_action=repository_view_main_item_detail&item_id=849&item_no =1&page_id=13&block_id=21 . Acesso em 21 fev. 2022.
YAMAMOTO, Shiho. Japanese female aidoru identities. 2019. 272 f. Tese (Doutorado) - Curso de College Of Humanities, Department Of East Asian Studies, University Of Arizona, Tucson, 2018. Disponível em: https://repository.arizona.edu/handle/10150/631935. Acesso em: 10 jun. 2020.
YANO, Christine; HOSOKAWA, Shūhei. Popular music in modern Japan. TOKITA, Alison McQueen; HUGHES, David W. (orgs.). The Ashgate companion research to Japanese music. Londres, Nova Iorque: Routledge, 2008. Cap. 15, p. 345 -362.

.png)
