Programa

Aula 1
“Competência linguística: uma dotação biológica da espécie humana.”
Referências bibliográficas
GROLLA, E.; SILVA, M. C. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2014

Aula 2
“Competência morfológica: o lugar da morfologia na arquitetura da gramática.”
Referências bibliográficas
CORREIA, M.; ALMEIDA, G. Neologia em português. São Paulo: Parábola Editorial. 2012.

BASILIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. – 3. ed. – São Paulo: Contexto, 2011.
ALVES, I. Neologismo. Criação lexical. São Paulo: Ática, 1990.

Aula 3
“Neologismos em Guimarães Rosa e nas obras literárias de outros autores.”
Referências bibliográficas
ESPADARO, M.; SCHER, A. P. O papel da morfologia apreciativa na criação lexical na obra de Guimarães Rosa. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 47, 2013.
CARNEIRO, T.. Um processo produtivo e nada marginal: a reduplicação nas criações vocabulares de Guimarães Rosa. 24 p. (Relatório final de pesquisa de Iniciação Científica) - Departamento de Linguística. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.
MAXIMO, E.. Estudo do mecanismo de criação neológica na obra de Guimarães Rosa. Orientadora: Miriam Lemle. Dissertação (Mestrado) - curso linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.
ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Teoria sufixal do léxico português aplicada às formações nominais de Guimarães Rosa. Tese de Doutorado em Língua Portuguesa, UFRJ, Rio de Janeiro, 1992.

Aula 4
“Neologismos no X (antigo Twitter) e em outros textos não literários.”
Referências bibliográficas
MARANGONI JUNIOR, C. E. A blendtividade na formação de palavras: a derivação dos blends na interface entre morfologia, fonologia e pragmática. Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Letras. 2021.
LIMA, K. O uso do empréstimo na criação de palavras do twitter: uma análise sob a perspectiva da morfologia distribuída. Trabalho de conclusão de Curso em Letras Português-Latim. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2023.

Aula 5
“O lugar da morfologia no ensino básico e no superior.”
Referências bibliográficas
GALLEGO, Á.; CHOMSKY, N. The Faculty of Language: A Biological Object, a Window into the Mind, and a Bridge across Disciplines. Revista Sociedad Española De Lingüística, v. 1, n. 1, p.1 - 25, 2020.
MINUSSI, R. D; BARBOSA, J. W. C. Ensino de morfologia: uma proposta de estrutura para o estudo das classes de palavras e da formação de palavras. ReVEL, v. 19, n. 37, 2021.