Programa

Aula 1: apresentação do curso e aspectos gerais da história chinesa. Nesta aula faremos uma breve apresentação sobre a história chinesa desde a Dinastia Qing (1644-1911) até o governo de Jiang Zemin, buscando contextualizar em linhas gerais os principais desafios econômicos, sociais e políticos enfrentados pelas lideranças chinesas em cada período, tendo em vista o contexto doméstico e o internacional. Essa aula será importante para que os alunos tenham uma visão geral do processo que será estudado mais detidamente nas aulas seguintes.
ROUX, Alan. A China no século XXI. Portugal: Instituto Piaget, 2006.
SPENCE, Jonathan. Em busca da China moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

Aula 2: modernização reformista. Nesta aula discutiremos a crise da dinastia Qing a partir de meados do século XIX e as tentativas de reforma intentadas pelas elites imperiais, com destaque para o movimento de auto-fortalecimento (1861-1895) e a reforma dos Cem Dias (1898).
SPENCE, Jonathan. Em busca da China moderna (capítulos 9 e 10)). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
BARY, THEODORE; LUFRANO, Richard (ed.). Sources of Chinese Tradition: from 1600 to
Twentieth Century (capítulo 31). Columbia: Columbia University Press, 2000.

Aula 3: modernização nacionalista. Nesta aula discutiremos a instauração da republica na China em 1912 e as tentativas de modernização a partir da configuração de um novo estado nacional. Diferentemente do primeiro caso, durante a República Nacional (1912-1949), a sociedade civil teve grande participação nos projetos modernizadores, como nos casos do Movimento da Nova Cultura (1910-1920) e no Movimento 4 de Maio de 1919. Nesta aula também discutiremos o papel de Sun Yat- sen e sua visão de modernização a partir dos “Três Princípios do Povo”.
SPENCE, Jonathan. Em busca da China moderna. (capítulos, 12 e 13) São Paulo: Companhia das Letras, 1995
BARY, THEODORE; LUFRANO, Richard (ed.). Sources of Chinese Tradition: from 1600 to Twentieth Century (capítulo 32). Columbia: Columbia University Press, 2000.
SUN, Yat-sen. “Três Princípios do Povo”. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/sun-yat-sen/1924/03/index.htm

Aula 4: modernização revolucionária: Nesta aula discutiremos as tentativas de modernização durante o período maoísta, com destaque para o Grande Salto para a Frente (1958-1962) e a Revolução Cultural (1966-1969). Neste período, sob a liderança de Mao, as tentativas de modernização passam pela mobilização das massas, não sendo uma reforma interna ao regime, como no primeiro caso, nem uma mobilização da burguesia e da sociedade civil.
SPENCE, Jonathan. Em busca da China moderna. (capítulos 20 e 21) São Paulo: Companhia das Letras, 1995
MAO, Zedong. “Speech at Conference of Provincial and Municipal Committee Secretaries”. Disponível em: https://www.marxists.org/reference/archive/mao/selected-works/volume-8/…

Aula 5: modernização cosmopolita. Nesta aula discutiremos o projeto de modernização iniciado com o processo de abertura de finais dos anos 1970. Após a morte de Mao e sob a liderança de Deng Xiaoping, o país busca se abrir para o mundo, permitindo a participação do capital internacional e adotando uma política menos combativa em termos políticos. Nesta aula discutiremos a instalação das Zonas Econômicas Especiais nos anos 1980 por Deng Xiaoping e a Teoria das Três Representações, formulada por Jiang Zemin e que buscou sedimentar teoricamente o novo modelo de desenvolvimento do país, permitindo inclusive a participação de setores da burguesia nacional no Partido.
SPENCE, Jonathan. Em busca da China moderna (capítulos 22 e 23). São Paulo: Companhia das Letras, 1995
JIANG, Zemin. “Discurso pronunciado na celebração do 80º Aniversário da Fundação do Partido Comunista da China. In: JIANG, Zemin. Reforma e construção da China. Rio de Janeiro: Record, 2002.