Programa

Objetivo: Oferecido pelo Programa de pós-graduação em Literatura Brasileira da USP, e ministrado pelo corpo discente do Programa que estuda a obra da autora, o curso “Clarice Lispector na sala de aula”, parte do projeto Literatura na sala de aula, compreende uma série de seis encontros que focalizam, de modo diverso e didático, o processo de análise e interpretação da obra literária clariciana. A ementa contempla diversas facetas da obra da autora, proporcionando uma visão geral para os professores que desejam trabalhar com sua literatura nos diversos anos do ensino básico.

Justificativa: Visando estabelecer uma ponte efetiva de comunicação entre os estudos universitários e o ensino básico, propõe-se uma opção de curso de 30 horas para os professores de língua portuguesa da rede pública e privada de ensino que desejam se aprimorar na teoria e didática dos estudos literários. Assim, o curso destina-se preferencialmente à capacitação de professores, compartilhando instrumentos teóricos e práticos para a abordagem de textos de Clarice Lispector.

A atividade será ministrada a distância, por meio da plataforma Google Meet, disponibilizada pela Instituição à comunidade USP (https://meet.google.com/).

Carga horária: 30 horas (24 horas-aulas e 6 horas-atividade)

Horário: Sábado, das 09:30-12:30

Público-alvo: Professores de português da rede pública e privada de ensino e interessados em
literatura de modo geral.

Cronograma:
1. 31/07 - Clarice Lispector: personagem de si, estilo e escrita
2. 07/08 - Dos contos: abordagens de leitura e análise
3. 14/08 - Das crônicas: aproximações entre literatura e jornalismo
4. 21/08 - Dos romances e narrativas longas
5. 28/08 - A literatura infantil e as personagens crianças
6. 04/09 - As várias faces de Clarice: retomadas e aprofundamentos

Coordenador: Profa. Dra. Simone Rossinetti Rufinoni

Ministrantes: Amanda Angelozzi, Mariana Borrasca Ferreira, Mariana Silva Bijotti

Bibliografia geral:
ARRIGUCCI, Davi. “Fragmentos sobre a crônica”. In: Enigma e comentário. São Paulo:
Companhia das Letras, 1987, p. 51 - 66.

CANDIDO, Antonio. "A vida ao rés-do-chão". In: Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São Paulo:
Ática, 2003, pp. 89-99.
___________________, et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1985.
___________________. “No Raiar de Clarice Lispector”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas
Cidades, 1970, pp. 125-131.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: Uma Vida que se Conta. São Paulo: Editora da Universidade de
São Paulo, 2011.
___________________. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Editora Ática, 2002.
NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995.
RIBEIRO, Francisco Aurelio. A literatura infanto-juvenil de Clarice Lispector. Vitória: Nemar, 1993.
ROSENBAUM, Yudith. Folha explica: Clarice Lispector. Publifolha – Divisão de Publicações da
Empresa Folha da Manhã S/A, 2002.
ROSENFELD, Anatol. "A teoria dos gêneros". In: O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva,
1985.
_________________. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: Texto/Contexto I. São Paulo:
Perspectiva, 2013.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
WALDMAN, Berta. Clarice Lispector: A paixão segundo C. L. São Paulo: Editora Escuta, 1992.