Programa

Aula 1: 02.setembro: Conceitos gerais sobre o gênero literário conto de fadas literário e história e exemplos das ilustrações de contos de fadas
Aula 2: 09 setembro: Contos de fadas populares, literários e artísticos e contos de fadas contemporâneos e contemporanizados
Aula 3: 16 setembro: Tipos de intertextualidade, metaficcção e apresentação de obras exemplares

BIBLIOGRAFIA:


ABREU, A. O texto potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária). São Paulo: PUC-SP, 2013.
ANKER, M. et al. Grimms Märchenwelten im Bilderbuch. Beiträge zur Entwicklung des Märchenbilderbuches seit Mitte des 20. Jarhhunderts. Frankfurt: Schneider, 2015.
ANSTEY, M. “It’s not all black and white”: Postmodern picture books and new literacies. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 45(6), 2002, p. 444-458.
BADER, B. American picturebooks from Noah's Ark to The beast within. Nova York: Macmillan Publishing Company, 1976.
BACCHILEGA, C. Postmodern fairy tales: gender and narrative strategies. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1997.
BECKETT, S. Recycling Red Riding Hood. Nova Iorque/Londres: Routledge, 2002.
BERNHEIMER, K. Fairy tale as form, form as fairy tale. In: ALLISON, D.; BENDER, A.; BERNHEIMER, K.; SHEPARD, J. (Orgs.). The writer’s notebook: Craft essays from tin house. Tin House Books, 2009, p. 61-73.
BÖHN, A. Metafiktionalität, Erinnerung und Medialität in Romanen von Michael Kleeberg, Thomas Lehr und Wolf Haas. In: BAREIS, J. A.; GRUB, F. T. Metafiktion; Analysen zur deutschsprachigen Gegenwartsliteratur. Berlin: Kadmos, 2010. p. 11-33.
COELHO, N. N. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: DCL, 2003.
DARNTON, R. O grande massacre dos gatos. São Paulo: Graal, 1986.
DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GARCIA, A. O livro ilustrado de conto de fadas: história, teoria e análise da tradição à contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2020.
GENETTE, G. Palimpseste: Die Literatur auf zweiter Stufe. Frankfurt: Suhrkamp, 1993.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
JOLLES, A. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976.
JOOSEN, V. Picturebooks as adaptations of fairy tales. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, B. (Org.). The Routledge companion to picturebooks. Londres/Nova York: Routledge, 2018, p. 473-484.
KIEFER, B. The potential of picturebooks: from visual literacy to aesthetic understanding. New Jersey: Prentice-Hall, 1995.
KÜMMERLING-MEIBAUER, B. Die Kunstmärchen von Hofmannsthal, Musil und Döblin. Colônia/Weimar/Viena: Böhlau, 1991.
LEWIS, D. Reading contemporary picturebooks: picturing text. Oxon: Routledge, 2001.
LÜTHI, M. The european folktale: form and nature. Filadélfia: Institute for the Study of Human Issues, 1982.
MASTROBERTI, P. Adaptação, versão ou recriação? Mediações da leitura literária para crianças e jovens. Revista Semioses, V. 1, n.8, fev. 2011, p. 104-112.
MOREIRA, M. E. Cânone e cânones: um plural singular. Língua e Literatura: Limites e Fronteiras, Rio Grande do Sul, v. 26, p. 89-94, 2003.
NAVAS, D. Metaficção e a formação do jovem leitor na literatura infantil e juvenil contemporânea. Linguagem – Estudos e Pesquisas. V. 19, n. 1, p. 83-95, jan./jun. 2015
NEUHAUS, S. Märchen. 2ª edição. Tübingen: A. Francke, 2017.
NIKOLAJEVA, M. Illustration. In: HAASE, D. (Org.). The Greenwood encyclopedia of folktales and fairy tales, vol. 2. Westport: Greenwood Press, 2007, p. 468-478.
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
NÜNNING (Org.). Metzler-Lektion Literatur- und Kulturtheorie: Ansätze – Personen – Grundbegriffe. Stuttgart: Metzler, 2004.
PROPP, V. Morfologia do conto maravilhoso. 2ª edição, 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
RITZ, H. Die Geschichte vom Rotkäppchen: Ursprünge, Analyse, Parodien eines Märchens. Göttingen: Muriverlag, 1983.
RUMPF, M. Rotkäppchen: eine vergleichende Märchenforschung. Frankfurt: Peter Lang, 1989.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2011.
SPERBER, S. F. A lenda da flor azul, o mito e o conto de fadas. In: VOLOBUEF, K. (Org.). Mito e magia. São Paulo: Editora UNESP, 2011, p. 09-23.
STOKER, P. Theorie der intertextuellen Lektüre; Modelle und Fallstudie. Paderborn: Ferdinand Schörningh, 1998.
TATAR, M. Chapeuzinho Vermelho. In: ______ (Ed.). Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. 2ª edição. São Paulo: Zahar, 2013, p. 33-35.
UTHER, H. Handbuch zu den “Kinder- und Hausmärchen” der Brüder Grimm: Entstehung, Wirkung, Interpretation. 2ª edição. Berlim/Boston: De Gruyter, 2013.
VAN DER LINDEN, S. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WAUGH, P. Metafiction; the theory and the practice of self-conscious fiction. Londres: Meuthen & C., 1985.
WOLF, W. Metafiktion; Formen und funktionen eines Merkmals postmodernistischen Erzählens. Eine Einführung und ein Beispiel: John Barth, “Life Story”. Literatur in Wissenschaft und Unterricht, 30, p. 31-49, 1997.
ZIPES, J. The trials and tribulations of Little Red Riding Hood. Nova York: Routledge, 1993.