Programa

Introdução ao curso e à linguística

BNCC e o ensino de língua portuguesa

Aquisição de português brasileiro como L1 e L2

Fonética e fonologia do português brasileiro

Morfologia: estrutura da palavra

Sintaxe: dimensão da estrutura oracional

Semântica: tempo e aspecto gramatical

Pragmática: linguagem em uso

Sociolinguística

Linguística histórica: mudanças no português brasileiro

Semiótica discursiva

Bibliografia (por módulo):

Introdução - O que é linguística?

Básica:
CUNHA, A. F.; COSTA, M. A.; MARTELOTTA, M. E. “Linguística”. In: MARTELOTTA, E. et al. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 15-30.

Complementar:
FARACO, C.A.; ZILLES, A.M. Para conhecer: norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

Módulo 1 - BNCC e o ensino de língua portuguesa”

Básica:
GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa - e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587.

Complementar:
ANTUNES, I. C. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
ANTUNES, I. C. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ANTUNES, I. C. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.) Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 2, n. 19, p. 11-26, jul./dez. 2017.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Módulo 2 - Aquisição de português brasileiro como L1 e L2

Básica:
KLEIN, W. “O processo de aquisição de línguas”. In: KLEIN, W. L’aquisition de Langue Étrangère. Paris : Armand Colin, 1989. p. 12-29 (texto traduzido para o português)

Complementar:
DELL’ ISOLA, R. L. P. (org.). O Exame de Proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes, 2014.
GROLLA, E.; SILVA, M. C. F. “A fala do bicho homem e a fala dos outros bichos”. In: Para conhecer: aquisição de linguagem. São Paulo: Contexto, 2014, p. 14-25.
KENEDY, E. “O problema de Platão”. In: KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2016.
OLIVEIRA, R. S. Linha do tempo da didática das línguas estrangeiras no Brasil. In: Non plus, nº 7, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/nonplus/article/view/80013/106747
UFRGS. Acervo de provas Celpe-Bras. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras

Módulo 3 - Fonética e fonologia do português brasileiro

Básica:
BASSO, R. M. “Os sons do português brasileiro e sua escrita”. In: BASSO, R. M. Descrição do português brasileiro. Linguística para o Ensino Superior, vol. 8. São Paulo: Parábola, 2019.

Complementar:
BATTISTI, E. “Fonologia”. In: SCHWINDT, L. C. (org.). Manual de Linguística: fonologia, morfologia e sintaxe. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonética”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonologia”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. “Fonética”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
MORI, A. C. “Fonologia”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
SEARA, I. C.; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.

Módulo 4 - Morfologia: estrutura da palavra

Básica:
BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2011.

Complementar:
FIGUEIREDO SILVA, M. C.; BOECHAT DE MEDEIROS, A. Para conhecer Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2016.
GONÇALVES, C. A. V. Blends lexicais em português: não-concatenatividade e correspondência. Veredas, v.7, n.1, p.149-167, 2003.
GONÇALVES, C. A. V. A ambimorfemia de cruzamentos vocabulares: uma abordagem por ranking de restrições. Revista da Abralin, v. 5, n.1, p. 169-183, 2006.
PREARO-LIMA, R. Blends lexicais e neologismos: alguns conceitos e problematizações. Entrepalavras, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 38-56, out. 2019. ISSN 2237-6321. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista /article/view/1502/633.
MINUSSI, R. D.; OLIVEIRA, C. da S. Observações sobre o pejorativo sufixal: testando a intuição dos falantes diante de uma teoria de fase nas palavras. Gragoatá, [S.l.], v. 23, n. 46, p. 470-491, aug. 2018. ISSN 23584114. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33586.
PETTER, M. M. T. “Morfologia”. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística II: Princípios de Análise. São Paulo: Contexto, 2003.
ROSA, M. C. Introdução à Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2000.
SANDALO, M. F. “Morfologia”. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (eds.). Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2001.
SANDMANN, A. J. Formação de Palavras. Curitiba: Scientia et Labor, 1988.
SANDMANN, A. J. Morfologia Geral. São Paulo: Contexto, 1991.
SANDMANN, A. J. Morfologia Lexical. São Paulo: Contexto, 1992.
SCHER, A. P. Formas truncadas em português brasileiro e espanhol peninsular: descrição preliminar. ReVEL, ed. esp. n. 5, p. 61-79, 2011.
VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquia do Português. Lisboa: FCT, 2000.

Módulo 5 - Sintaxe: dimensão da estrutura oracional

Básica:
KATO, M. A. & NASCIMENTO, M. do. A arquitetura da Gramática. Gramática do Português Culto Falado no Brasil. Volume III: A construção da sentença. Campinas: Editora da Unicamp, 2009, p. 19 – 41.

Complementar:
CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura: Teoria e prática, 24: 52-65. 1994.
DAHLET, V. A pontuação e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, p. 287-314, 2 ago. 2006.
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “A noção de constituinte”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018.
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Articulação entre orações”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A. Para conhecer sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2018.
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Funções Sintáticas”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018.
NEGRÃO, E.V.; SCHER, A.P.; VIOTTI, E.C. “Sintaxe: explorando a estrutura da sentença”. Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010.
MIOTO, C.; SILVA, M. C.; LOPES, R. “O estudo da Gramática”. In: MIOTO, C.; SILVA, M. C.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013.
KATO, M. A. “A Gramática do Letrado: questões para a teoria gramatical”. In: KOLLER, E. et. al. (orgs.) Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145.

Módulo 6 - Semântica: tempo e aspecto gramatical

Básica:
GUEDES, M. M. F. “Descrição Semântica de Tempo Gramatical e Aspecto e o Ensino dos Tempos Verbais”. In: MULLER, A.; Martins, N. P. (org.) Ensino de Gramática: Reflexões sobre a Semântica do Português Brasileiro. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 98-115. Disponível em: http://semanticaensino.fflch.usp.br/sites/semanticaensino.fflch.usp.br/….

Complementar:
ILARI, R. A expressão do tempo em Português. São Paulo: Contexto, 1997.
_______. A linguística e o ensino de língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ILARI, R.; OLIVEIRA, F.; BASSO, R. “Tense and Aspect: a Survey”. In: WETZELS, W. L.; COSTA, J.; MENUZZI, S. The Handbook of Portuguese Linguistics. John Wiley & Sons, 2016.
KLEIN, W. “How time is encoded”. In: KLEIN, W.; Li, P. (eds.) The expression of time. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009, p. 39-82.
_______. Time in Language. London and New York: Routledge, 1994.
LACA, B.; MULLER, A. A Semântica dos tempos não marcados. Universidade de São Paulo, 2005.
OLIVEIRA, R. P. Semântica Formal: uma breve introdução. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
WACHOWICZ, T. C. & FOLTRAN, M. J. Sobre a noção de aspecto. Cadernos de estudos linguísticos, Unicamp, 48, 2006. p. 211-232.

Módulo 7 - Pragmática: linguagem em uso

Básica:
FIORIN, J. L. “A Linguagem em uso”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística I: Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003, p. 165-186.

Complementar:
BENVENISTE, E. Problemas de linguística Geral I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976, p. 247-259.
FIORIN, J. L. Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Contexto, 1996.
FIORIN, J. L. “Pragmática”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística II: Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, p. 161-185.
GRICE, H. P. “Logic and Conversation”. In: GRICE, H. P. Studies on the way of words. Massachusetts: Harvard University Press, 1991, p. 32-40.
LEVINSON, S. C. “O âmbito da Pragmática”. In: LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução de Luiz Carlos Borges & Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 1-64.
STALNAKER, R. Common ground. Linguistics and philosophy, 25, 2002. p. 701–721.
STALNAKER, R. Pragmatic Presuppositions. In: STALNAKER, R. Context and Content. Oxford University Press, 1999, p. 47-62.
SEARLE, J. “Uma Taxinomia dos Atos Ilocucionários”, In: SEARLE, J. Expressão e Significado: estudos da teoria dos atos de fala. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

Módulo 8 - Sociolinguística

Básica:
BAGNO, M. “O que é ensinar português?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 143-147.
BAGNO, M. “O que é erro?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 147-154.
BAGNO, M. “Então vale tudo?”. In: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 154-156.
BORTONI-RICARDO, S. M. “Diversidade linguística e pluralidade cultural no Brasil”. In: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 23-35.
FARACO, C. A. “Os três continua e a linguagem urbana comum”. In: FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 43-49.

Complementar:
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MENDES, R. B. “Língua e variação”. In: FIORIN, J. L. (org.). Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013. p. 111-135.

Módulo 9 - Linguística histórica: mudanças no português brasileiro

Básica:
CHAGAS, P. “A mudança linguística”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 141-164.

Complementar:
DE CAUX, D. D. TARALLO, Fernando (1990) Tempos linguísticos: itinerário histórico da língua portuguesa. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 7, n. 2, 1991.
FARACO, C. A. Linguística histórica: Uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005.
NEGRÃO, E. V.; VIOTTI, E. Em busca de uma história linguística. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, n. 2, p. 309-342, 2012.
SILVA, R. V. M. Orientações atuais da linguística histórica brasileira. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 15, n. SPE, p. 147-166, 1999.
TARALLO, Fernando. Tempos linguísticos. São Paulo: Ática, 1990.
VIOTTI, E. “Mudança linguística”. In: FIORIN, J. L. (org.). Linguística? O que é isso? São Paulo: Contexto, 2015. p. 137-179.

Módulo 10 - Semiótica discursiva
Básica:
BARROS, D. L. P. “Estudos do discurso”. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística II: princípios de análise. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 187-213.

Complementar:

BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2014.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União: Brasília: MEC/CEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 7. ed. São Paulo: Ática, 1993.
FLOCH, J-M. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de estudo do CPS, 1. São Paulo: CPS PUC-SP, 2001, p. 9-29.