Programa

1. Breve história do ensino de língua japonesa nas redes públicas estaduais

2. Histórico e análise crítica sobre os livros didáticos de língua japonesa utilizados no Brasil e sua (in)adequação ao contexto educativo atual

3. O papel do professor de língua japonesa como agente glotopolítico transformador

4. Peculiaridades do ensino de japonês nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio: currículos nacionais e estaduais e seus impactos na elaboração de planos de aulas

5. O uso da imagem no ensino de japonês: reflexões sob a perspectiva dos letramentos visuais

6. O impacto da pandemia no ensino de japonês nas redes públicas e novos aprendizados: softwares e plataformas aplicáveis

7. Os gêneros no ensino de língua japonesa como língua adicional na Educação Básica

8. Atividades sociais no ensino de japonês e produção oral: elaboração de unidades didáticas e trocas de experiências

9. Formas de avaliação aplicadas no ensino-aprendizagem de japonês na Educação Básica

10. Apresentação dos planos de aulas dos participantes

Bibliografia

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