Programa

Horário: quarta (27/10)/ quinta (28/10); quarta (3/11); quinta (4/11) das 19h às 21h. (4h semanais)

Programa: Historicamente, a relação da alma com o corpo no ser humano mobilizou diversos filósofos a proporem suas teorias. A partir da questão da tristeza da alma e doença do corpo colocada por Elisabeth, este curso pretende ser uma breve introdução a esse problema em Descartes, apresentando alguns aspectos gerais nas principais obras desse autor, além de propor uma leitura através da perspectiva de sistema.

Objetivo: O curso de difusão tem como objetivo apresentar os principais aspectos, de forma resumida, da relação entre a alma e o corpo em Descartes, filósofo francês do séc XVII, a partir da crítica feita por Elisabeth da Boêmia. Espera-se analisar principalmente a questão do problema entre a tristeza da alma e a doença do corpo através das noções de movimento material e de causa, questões que ainda nos inquietam atualmente.

Aulas (2h cada):
1. Apresentação detalhada do programa e introdução à relação entre alma e corpo em Descartes.
2. Como os infortúnios da vida levam à tristeza da alma e às doenças do corpo: Leitura da crítica de Elisabeth a Descartes.
3. Principais desenvolvimentos dessa questão na filosofia cartesiana a partir de suas obras clássicas.
4. Proposta de interpretação do problema a partir da perspectiva de sistema.

Bibliografia básica:

DESCARTES, R. As paixões da alma. Correspondência; Discurso do Método; Meditações Metafísicas. In: Os Pensadores. Trad de Bento Prado Jr., Jacó Guinsburg. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
_____________. Regras para a direção do espírito. Trad. Port. De João Gama. Lisboa: Edições 70, 1989.
______________. Princípios da Filosofia. Lisboa: Edições 70. 1997.
______________. Carta-prefácio dos Princípios da Filosofia. Apresentação e Notas: Denis Moreau; Trad: Homero Santiago. SP: Martins Fontes, 2003.

Bibliografia secundária (comentadores traduzidos) será apresentada na primeira aula.