Programa

Aula 1: Apresentação do programa: objetivos da oficina. Gênero autobiografia – produção de uma autobiografia para que todos os matriculados se apresentem.
Aula 2: Trabalho com o gênero autobiografia e produção final.
Aula 3: Gênero resumo a partir da leitura, análise, compreensão de uma notícia de jornal.
Aula 4: Produção final de um resumo a partir do discutido na aula anterior. Fechamento do curso.

Bibliografia

ARTIGUE, M. (1988) “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-307.
AVETISYAN, Anahit S. Eastern armenian comprehensive self-study language course. 2008.
BRONCKART, Jean-Paul (2003). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC.
DOLZ, Joaquim (2016) As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, vol. 32, nº 1, p. 237-260.
DOLZ-MESTRE, Joaquim, LIMA, Gustavo, BACAN ZANI, Juliana. (2020). Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura,vol. 22, no. 52, p. 250-274. Disponível em: file:///C:/Users/EasyPc/Downloads/unige_145878_attachment01.pdf. Acesso em: 31 mai. 2021.
DUM-TRAGUT, Jasmine. Armenian: modern eastern armenian. vol. 14. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2009. (London Oriental and African Language Library).
GURÉGHIAN, Jean. L’ arménien sans peine. France: Assimil, 1999.
ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.) (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. (Estratégias de ensino)
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores (2011). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3ª ed. São Paulo: Mercado de Letras.