Programa

Aula 1. Sociologia e cinema, uma introdução
Aula 2. Amor e tecnologia digital em Her
Aula 3. Transformações sociais do sexo em Vestida para Matar e 9½ Semanas de Amor
Aula 4. Amor-vida, amor-morte em La Corrispondeza.

Bibliografia

BENSHOFF, Harry M. and GRIFFIN, Sean. America on Film: representing race, class, gender, and sexuality at the movies. Oxford: Wiley-Blackwell, 2004.
BORDWELL, David. O Cinema Clássico Hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema: documentário e narratividade ficcional. v. II. SP: Senac, 2004.
DELEUZE, G. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma história dos costumes, v. I. RJ: Zahar, 1990.
FRANCASTEL, Pierre. Art et sociologie. L'Année sociologique (1940/1948-), v. 2, 1940.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: UNESP, 1992.
_____________. O mundo na era da globalização. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2013.
_____________. Modernity and self-identity – Self society in the late modern age. California: Stanford, 1991.
GOETHE, Johann Wolfgang. Os sofrimentos do jovem Werther. Hedra, 2006.
GREGERSEN, Edgar. Práticas Sexuais: a história da sexualidade humana. SP: Roca, 1983.
HAROCHE, C. O sujeito diante da aceleração e da ilimitação contemporânea. Educ. Pesqui., São Paulo, Ahead of print, abr. 2015.
JEFFORDS, Susan. Hard Bodies: Hollywood Masculinity in the Reagan Era. New Jersey: Rutgers University Press, 2004.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia - Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. SP: Edusc, 2001.
MENEZES, Paulo. À Meia Luz: cinema e sexualidade nos anos 70. SP: Editora 34, 2001.
___________. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(2): 83-104, outubro de 1996.
___________. Sociologia e Cinema: aproximações teórico-metodológicas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 12 n. 2 jul. a dez. 2017, pp. 17-36.
MUCHEMBLED, Robert. O Orgasmo e o Ocidente: uma história do prazer do século XVI a nossos dias. SP: Martins Fontes, 2007.
PUDOVKIN, V. In XAVIER, I. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1991, pp. 55-73.
SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito. Covilhã: LusoSofia, 2009 [1903].
___________. Bridge and door. Theory, Culture & Society, v. 11, n. 1, p. 5-10, 1994.
__________. Fragmentos sobre o amor, O papel do dinheiro nas relações entre os sexos – fragmento de uma filosofia do dinheiro, Psicologia do coquetismo. In Filosofia do Amor. São Paulo: Martins Fontes, 1993; p. 113-174; 41-66; 93-112.
__________. Fragmento sobre o Amor e Outros Textos. Lisboa: Relógio d’Água, 2004.
__________. O indivíduo e a liberdade. In: SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB. 1998. p. 109-117.
SORLIN, Pierre. Sociología del Cine. México: Fondo de Cultura Económica, 1977.
SOROKIN, Pitirim. A Revolução Sexual Americana. RJ: Fundo de Cultura, 1961.
WEBER, M. A ciência como vocação In Três tipos de poder e outros escritos. Lisboa: Tribuna da História, 2005.
_____________. As seitas protestantes e o espírito do capitalismo In Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
_____________. Sociologia das Religiões e Consideração Intermediária. Lisboa: Relógio D’agua Editores, 2006.
Filmografia
Brilho eterno de uma mente sem lembranças. EUA, 2004, 108 min. Dirigido por Michel Gondry.
Ela. EUA, 2013, 126 min. Dirigido por Spike Jonze.

Lembranças de um amor eterno. Itália, 2016, 156 min. Dirigido por Giuseppe Tornatore.
Vestida para Matar, EUA, 1980, 104 min. Dirigido por Brian de Palma
9½ Semanas de Amor, EUA, 1986, 117 min. Dirigido por Adrian Lyne