Programa

O curso terá oito encontros semanais, com três horas de duração. Em todas eles, haverá um/a professor/a que ministrará a primeira parte da aula, de 1h30, e um/a segundo/a professor/a que ministrará a segunda parte da aula, também de 1h30. Os encontros se fazem, portanto, com professores e tópicos distintos, ainda que sempre relacionados. Os títulos das aulas, por ordem do primeiro nome da/o palestrante, são:

CRONOGRAMA – 2022 – sexta-feira – das 14h às 17h


6 de maio
Marlise Vaz Bridi – “Reflexões sobre as relações entre mulher e literatura no decorrer da história da literatura
portuguesa” – 14h-15h30
Viviane Madeira Souza – “Mulher e direitos humanos” – 15h30-17h

13 de maio
Cibele Aldrovandi – “Três personagens femininas nas fontes textuais da Índia Antiga” – 14h-15h30m
Hélder Garmes – “Personagens femininas na obra de Vimala Devi” – 15h30-17h

20 de maio
Cielo Griselda Festino – “Mulheres cristãs e hindus nos contos de Maria Elsa da Rocha”; 14h-15h30
Viviane Madeira Souza – “Mulheres em movimento: redes intelectuais em língua portuguesa” – 15h30-17h

27 de maio
Suzana Ventura – “A autoria feminina e os contos de fadas” – 14h-15h30
Cleide Rapucci – “O conto ‘Branca de Neve’, de Lídia Jorge, e a noção de reescrita no contexto da literatura feminista” – 15h30-17h

3 de junho
Nicole Guim de Oliveira – “Mulheres escritoras e o estigma da loucura” – 14h-15h30
Daiane Cristina Pereira – “Figurações da mulher na obra de Eça de Queirós” – 15h30-17h

10 de junho
Hélder Garmes – “Protagonismo e pragmatismo no conto ‘José Matias’, de Eça de Queirós” – 14h-15h30
Elisângela Aneli Ramos de Freitas – “Reflexões em torno da obra de Maria Teresa Horta” – 15h30-17h

17 de junho – PONTE FERIADO CORPUS CHRISTI

24 de junho
Gabriela de Castro Maciel de Oliveira – “Sentidos na figura feminina nos Caderno de memórias coloniais de Isabela
de Figueiredo” – 14h-15h30
Priscila Fernandes Balsini – “A voz da crítica literária de autoria feminina – contribuições de Maria Alzira Seixo” –
15h30-17h

1 de julho
Jéssika Santachiara – “Romance de formação na literatura produzida por mulheres” – 14h-15h30
Fabio Mario da Silva – “Panorama das escritoras na Literatura Portuguesa” – 15h30-17h

BIBLIOGRAFIA

Haverá uma bibliografia específica para cada aula, mas, em temos gerais, podemos aqui referir a bibliografia de referência que nos norteia no decorrer do curso:

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. 2 v. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Difel, 1960.
BENHABIB, Seyla & CORNELL, Drucilla (Coord.). Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1987.
CASTELLO BRANCO, Lúcia & BRANDÃO, Ruth Silviano. A mulher escrita. Rio de Janeiro: Casa Maria/L.T.C., 1989.
DUARTE, Constância Lima. Literatura feminina e crítica literária. Travessia n. 21, Florianópolis: 1990. P. 15-23.
DUBY, Georges e PERROT, Michelle. História das mulheres no ocidente. 5 v. Porto/São Paulo: Afrontamento/Ebradi[ [s.d.]
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
GALVAO, Walnice Nogueira e PRADO JR, Bento. Mulher objeto… de estudo. São Paulo: Brasiliense, 1979.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
KEHL, Mana Rita. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
LEWENHAK, Sheila. A mulher e o trabalho. Lisboa: Editorial Presença [1982].
MAGALHÃES, lsabel Allegro de. O sexo dos textos e outras leituras. Lisboa: Caminho, 1995. PAIVA,V. Evas, Marias, Liliths...: as voltas do feminino. São Paulo: Brasilíense, 1993.
PAZ. O. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1995. RUBIN, Gayle. Políticas do sexo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
SCHMIDT, R. T. (Org.) (Trans) Formando identidades. Porto Alegre, Pallotti, 1997.