Programa

Departamento: Departamento de Letras Modernas
Título: Títulos de quadros: a articulação verbo-visual na formação de sentido
Início: 26/04/2022
Término: 19/05/2022
Dia da semana: terça-feira e quinta-feira
Horário: 10h00-14h00
Carga horária: 32 horas
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Véronique Marie Braun Dahlet
Ministrante: Andrei Fernando Ferreira Lima
E-mail: andreifernando.fl@gmail.com

Justificativa: A despeito da moderna percepção sobre os fenômenos da visualidade e da acomodação do olhar acerca da identificação de imagens pelo nome que lhes é acordado, no que se refere à titulação de textos pictóricos verifica-se uma tradição relativamente recente. Nesse sentido, é provocadora a reflexão sobre a evolução da prática: quais são os condicionantes culturais que a encetaram e qual é a natureza das transformações no modo de produzir e ver imagens que determinaram a necessidade de uma forma de nominação direta das mesmas? Tais questões inspiram uma abordagem mais dinâmica da história da arte no Ocidente e em particular do advento de uma nova forma de comunicação a partir da linguagem pictórica no contexto renascentista.

Objetivo: Com base nesse cenário, propõe-se uma investigação das relações que se estabelecem entre os títulos e seus objetos referentes, isto é, entre o título (componente verbal) e o texto pictórico, propriamente ditos. Procuraremos desconstruir, assim, com base na observação do fenômeno em sua realização, noções aparentemente insofismáveis como a autossuficiência da imagem e a condição acessória da palavra face à imagem. Neste exame, procurar-se-á, pelo contrário, demonstrar como o elemento verbal compõe a imagem enquanto agente do processo de formação de sentido. Em outras palavras, pretende-se considerar, na dinâmica da obra de arte, o sentido (conteúdo ou mensagem) a partir de uma relação incondicional de complementaridade entre o verbal e o pictórico.

Total de vagas: 19
Critérios de aprovação: Mínimo de 75% de frequência obrigatório

Bibliografia
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BOSREDON, Bernard. Les titres de tableaux. Une pragmatique de l’identification. Coll. “Linguistique Nouvelle”, dirigée par Guy Serbat et Irène Tamba. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. Coll. “Les sentiers de la création”, dirigée par Albert Skira avec la collaboration de Gaëtan Picon. Genève: Éditions d’Art Albert Skyra, 1969.
CALABRESE, Omar. Como se lê uma obra de arte. Col. “Arte & Comunicação”. Nº 64. Trad. António Maia da Rocha. Lisboa: Edições 70, 2015.
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Trad. Cristiane Nascimento. Introdução de Alcir Pécora. 2ª ed. revista. São Paulo: Estação Liberdade, 2001, pp. 117-140.
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PIRINEN, Mikko. Game of the Name. Titles and Titling of Visual Works in Theoretical Discussions from 1960 to 2015. Dissertação. Faculty of Humanities and Social Sciences of the University of Jyvaskyla, 2020, 177p.
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YEAZELL, Ruth Bernard. Picture Titles: How and When Western Paintings Acquired Their Names. Princeton: Princeton University Press, 2015.