Programa

 

PARA O CRONOGRAMACLIQUE AQUI

 

PROGRAMA

-Caio Prado Júnior e a Revolução da Independência

-Cartografia histórica e populações indígenas

-Semana, arquitetura, identidade e modernidade, um século depois.

-O Brasil nação e sua relação com as crianças e os adolescentes

-História territorial do Brasil: do meio natural ao meio técnico-científico informacional

-Aflições da Universidade

-A política migratória brasileira: a construção jurídica do racismo e da xenofobia contra não-brancos

-A questão nacional no Brasil: um problema de 200 anos

-Dependência e subdesenvolvimento na história econômica brasileira

-A classe trabalhadora e a re-construção da nação brasileira

-A inovação ausente: uma síntese de nove décadas de industrialização no Brasil

-História da ciência, tecnologia e Sociedade: panorama brasileiro

-Da pompa à bomba: entre o "grito" do Ipiranga e a bravata institucionalizada



Bibliografia de referência (indicações de leituras específicas serão enviadas ao longo do curso):

AREND, Sílvia; MOURA, Esmeralda; SOSENSKI, Suzana. Infâncias e juventudes no século XX: histórias latino-americanos. Ponta Grossa: Todapalavra, 2018.
COSTA, Emília Viotti, Da monarquia à república, SP: Brasiliense, 5a.ed., 1987.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil, RJ, Guanabara, 1987.
FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata, SP, Kairós, 1983, 3a. ed.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Capítulos de história do império, SP, Cia. das Letras, 2010.
KAREPOVS, DAINIS. A classe operária vai ao parlamento, SP, alameda, 2006.
LEONÍDIO, A., ANDRADE, Everaldo O., ALMEIDA, Antonio., PUNTONI, Pedro., 2016- golpe e democracia no Brasil, São Paulo: Hucitec, 2020.
MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva, SP, Difel, 1980.11a. ed.
MOURA, Clóvis. Rebeliões na senzala, SP, LECH, 1981.
PEDROSA, MÁRIO. Opção brasileira, Civ. brasileira, 1966.
PRADO JR,, Caio, Formação do Brasil contemporâneo, SP, Brasiliense, 1987, 20 ed.
ROMANO, Roberto. Brasil: igreja contra estado, SP: Kairós, 1979.