Programa

Ementa: O curso visa apresentar alguns aspectos da história do continente africano e das fontes com as quais reconstrui-la. Cada aula será proferida por uma professora ou professor diferente, introduzindo os participantes a um conjunto de questões de suas especialidades. O público alvo são pessoas interessadas em assuntos africanos, em especial aqueles com algum conhecimento anterior e professoras e professores de áreas afins. Uma aula de abertura mostrará como a ideia de África se constitui de fora para dentro do continente. Nas aulas subsequentes serão abordados temas a partir da perspectiva dos estudos literários, e principalmente históricos. Será dada uma visão ampla da história da África subsaariana, aspectos da história da África Ocidental e Central serão considerados durante o período anterior à colonização e durante a sua implantação, e alguns temas da África contemporânea serão introduzidos.

Programa completo e bibliografia:

23/5: 1ª aula - O olhar imperial e a invenção da África
Profa. Dra. Leila M. Gonçalves Leite Hernandez - FFLCH - USP
Texto de apoio: HERNANDEZ, Leila M. G. Leite. “O olhar imperial e a invenção da África”. In: A África na sala de aula - Visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro Ed., 2008, p. 17-44.

30/5: 2ª aula - 30/5: 2ª aula – A literatura no continente africano: violência e libertação.
Profa. Dra. Rita Chaves - FFLCH – USP
Textos de apoio: ACHEBE, Chinua. O nome difamado de África. IN A educação de uma criança em um protetorado britânico.São Paulo: Companhia das letras, 2012, p.82-98.
RUI, Manuel. Eu e o Outro – o Invasor (ou em três poucas linhas uma maneira de pensar o texto). In MEDINA, Cremilda. Sonha, Mamana África,. São Paulo:Epopeia, 1987, p. 353-355.

6/6: 3ª aula - Temas de História da África: uma introdução
Profa. Dra. Marina de Mello e Souza - FFLCH - USP
Textos de apoio: SOUZA, Marina de Mello e. História da África: um continente de possibilidades. In: ROCHA, MAGALHÃES e GONTIJO, Helenice, Marcelo e Rebeca (organizadores), A escrita da história escolar, memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora UFGV, 2009, pp.165-180.
SOUZA, Marina de Mello e. A descoberta da África, Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 4, n. 38, novembro de 2008, pp.72-75; reproduzido em Raízes Africanas, RHBN no bolso. Rio de Janeiro: Editor Sabin, 2009, pp.91-97.

13/6: 4ª aula – Expansão islâmica: o caso da África Ocidental
Prof. Dr. Thiago H. Mota - Universidade Federal de Viçosa
Textos de apoio: MOTA, Thiago H. Um coração de rei: Cultura política islâmica como antecedente das revoluções muçulmanas na África Ocidental (Senegâmbia, séculos XVI e XVII). Varia Historia, v. 36, p. 295-328, 2020.
MOTA, Thiago H. O Islã na África Atlântica: transformações no significado de comportamentos religiosos (séculos XVI-XVII). In: Lucilene Reginaldo e Roquinaldo Ferreira. (Org.). África, margens e oceanos: perspectivas de História Social. 1ed.Campinas: Editora UNICAMP, 2021, v. 1, p. 181-216.

20/6: 5ª aula - Textos e contextos missionários e o ponto de vista africano: Angola e Congo, séculos XVII - XVIII.
Profa. Dra. Lucilene Reginaldo - UNICAMP
Texto de apoio: Almeida, Carlos. A narrativa etnográfica na literatura missionária sobre o Kongo, séculos XVI a XVIII. In: Selma Pantoja; Estevam Thompson. Em torno de Angola: narrativas, identidades e as conexões atlânticas. São Paulo: Intermeios, 2014, pp. 15-32.

27/6: 6ª aula - “Imperialismo e visualidade: as narrativas de expedicionários e missionários britânicos em Uganda (África Oriental, 1870-1920)”
Profa. Marcia C. Pacito F. Almeida - IPHAN, PPGHS-USP
Textos de apoio: BOAHEN, Albert Adu.“Tendências e processos novos na África do século XIX”. In: AJAYI, J. F. Ade (org.). História geral da África: África do século XIX à década de 1880 (vol. VI). Brasília: UNESCO, 2010, pp. 51-57. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190254/PDF/190254por.pdf.mu…
COHEN, David. “Povos e Estados da região dos Grandes Lagos”. In: AJAYI, J. F. Ade (org.). História geral da África: África do século XIX à década de 1880 (vol. VI). Brasília: UNESCO, 2010, pp. 318-342. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190254/PDF/190254por.pdf.mu…
KNAUSS, Paulo. “O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual”. ArtCultura, Uberlândia, vol. 8, nº 12, pp. 97-115, 2006. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406

4/7: 7ª aula - Mulheres em ação: África do Sul, século XX.
Profa. Nubia Aguilar Moreno - PPGHS-USP
Texto de apoio: MCCLINTOCK, Anne. Adeus ao paraíso futuro - Nacionalismo, gênero e raça. In.: Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. pp.517- 568.

11/7: 8ª aula - Intelectuais africanos e africanas no Brasil
Profa. Dra. Luiza Nascimento dos Reis - UFPE
Texto de apoio: . REIS, L. N. Estudantes africanos e africanas no Brasil (Anos 1960). Recife: Editora da UFPE, 2022 p.194
Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/book/716