Programa

Aula1:

1. Acerca da implementação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008: algumas reflexões e a produção literária infantil e juvenil em Brasil e África
2. Representação do trabalhador e das relações de trabalho na obra de Luandino Vieira
Ministrantes: Stela Saes, Kelly Avelino e Gabriela Castro Maciel

Referências bibliográficas:
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
COOPER, Frederick. "Condições análogas à escravidão: imperialismo e ideologia da mão-de-obra livre na África". In: COOPER, Frederick (Org.). Além da escravidão: investigações sobre raça, trabalho e cidadania em sociedades pós-emancipação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FRANÇA, Luiz Fernando de. Uns contos iguais a muitos: Estórias africanas, relações de trabalho e estrutura narrativa no contexto colonial angolano e moçambicano. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Área de concentração: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. São Paulo, 2018. 336 f.
VIEIRA, José Luandino. Luuanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. 3ª ed. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1984.
MUNANGA, Kabengele – Superando o racismo na escola. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
MUNANGA, Kabengele – Superando o racismo na escola. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de
Janeiro: Agir, 1987.
ZILBERMAN, Regina & LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças. Para
conhecer a literatura infantil brasileira: história, autores e textos. 3 ed. São
Paulo: Global, 1988.
__________________. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2005.

Aula 2: Literatura afro-brasileira:
1. Carolina Maria de Jesus
2. A história da produção literária negra brasileira - os cadernos negros
Ministrantes: Vanessa e Marília

Referências bibliográficas:
Cadernos Negros, volumes 20, 30, 40 e 42.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
CRUZ, Marília Pereira da. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA: RESGATE DA IDENTIDADE DO NEGRO BRASILEIRO. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-literatura/6560993
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. Revista - São Paulo: Editora Global, 2007.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para rosas negras. São Paulo, 2018. Diáspora Africana, Editora: Filhos da África.
GONZALEZ, Lélia. HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1982.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo - Diário de uma favelada. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
LAPA, Fabiana. A literatura das mulheres negras: A escrita como ferramenta de resistência e expressão. Rio de Janeiro. Disponível em: http://obviousmag.org/fabiana_lapa/2017/a-literatura-das-mulheres-negra… acesso em: 14 de junho de 2021.
LIMA, Omar da Silva. “Carolina Maria de Jesus e sua obra - prima Quarto de despejo: diário de uma favelada”. In: Via Litterae - Revista de Linguística e Teoria Literária. Anápolis, jul./dez, 2014. v.6, n.2, p.303-314 . http://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/ (visto em 14/06/2021).
MUNANGA, Kabenguele. GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. 2. ed. - São Paulo: Global Editora,2016.
SANTOS, Neidjane Gonçalves dos. A escrita da mulher Negra: Catando e escrevendo palavras. In: Anais do SILIAFRO. Volume, Número 1. EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosiliafro/wp-content/uploads/2014/03/arti… acesso em: 14 de junho de 2021.

Aula 3: A violência de gênero na literatura produzida por mulheres
1. São Tomé e Príncipe (Alda do Espírito Santo e Conceição Lima) e Angola (Paula Tavares)
2. Cabo Verde (Dina Salústio)
Ministrantes: Fernanda Sampaio e Talita

Referências bibliográficas:
BERTHET, Marina. Reflexões sobre as roças em São Tomé e Príncipe. In: Revista Estudos Históricos, v. 25, n. 50, 2012.
BRITO, G.; LIMA, T. M. Dina Salústio e a violência de gênero na literatura cabo-verdiana. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 24, p. 55-69, 19 jun. 2017.
CARVALHO, Ruy Duarte de. A câmara, a escrita e a coisa dita... fitas, textos e
palestras. Lisboa: Livros Cotovia, 2008.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2017.
ESPÍRTIO SANTO, Alda. É nosso o solo sagrado da terra: poesia de protesto e luta. Lisboa: Ulmeiro, 1978.
FONSECA, M. N. S., & MOREIRA, T. T. (2017). Panorama das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (16), 13-72. http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/147…
GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: Mulher, Cultura, Literatura. In: _. Revista Pré-textos. Praia: Associação de Escritores cabo-verdianos, p. 27-35, 1998.
HERNANDEZ, Leila Leite. Os Filhos da Terra do Sol: a formação do Estado-nação em Cabo Verde. São Paulo: Selo Negro, 2002.
LIMA, Conceição. O útero da casa. Lisboa: Caminho, 2004.
_____. A dolorosa raiz do Micondó. Lisboa: Caminho, 2006.
_____. O país de Akendenguê. Lisboa: Caminho, 2011.
_____. À sombra do cacau: representações sobre trabalho forçado nas ilhas de São Tomé e Príncipe. In: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, n.11, 2016, p.343-356.
MARX, Karl. Sobre o suicídio. São Paulo: Boitempo, 2006.
SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SALÚSTIO, Dina. Mornas Eram as Noites. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional, 2002.
SANTILLI, Maria Aparecida. Literaturas de Língua Portuguesa: marcos e marcas – Cabo Verde: Ilhas do Atlântico em prosa e verso. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.
TAVARES, Paula. Amargos como os frutos: poesia reunida. Rio de Janeiro: Pallas, 2011
WOOLF, Virginia, Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Aula 4: Vozes de Moçambique (poesia)
1. Noémia de Sousa
2. José Craveirinha
Ministrantes: Mayara e Carlos

Referências bibliográficas:
CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
CRAVEIRINHA, José. O folclore moçambicano e suas tendências. Maputo: Alcance Editores, 2009.
___________________. Karingana ua Karingana. Lisboa: Edições 70, 1982.
___________________. Xigubo. Lisboa: Edições 70, 1980.
___________________. Babalaze das Hienas. Maputo: Alcance Editores, 2008.
___________________. Maria. Maputo: Alcance editores, 2008.
___________________. Maria. Lisboa: Caminho, 1998.
SOUSA, Noémia de. Sangue Negro. São Paulo: Editora Kapulana, 2016.

Aula 5: Vozes de Moçambique (prosa) a escrita de
1. Paulina Chiziane
2. Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa
Ministrantes: Juliana e Guilherme
Referências bibliográficas:
COUTO, Mia. As areias do imperador: uma trilogia moçambicana. Livro 1. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
______. Sombras da água: as areias do imperador: uma trilogia moçambicana. Livro 2. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
______. O bebedor de horizontes: as areias do imperador: uma trilogia moçambicana. Livro 3. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Lisboa: Editora ULISSEIA, 1961.
............... Peles negras, Máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FRY, Peter (org.). Moçambique: ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Gungunhana; Ualalapi; As mulheres do imperador. São Paulo: Kapulana, 2018.
MACHEL, Samora. A Libertação da Mulher é uma necessidade da Revolução, Garantia de sua Continuidade, Condição de seu Triunfo. Caderno nº 4, Edições da Frelimo, CEA - UEM, Pasta 161/W, 1974 [1972]. Coleção Estudos e Orientações.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2019.