Programa

 
Ementa 
 
O curso propõe-se a apresentar e discutir o quadro teórico da Antropologia e, em especial, da Antropologia Urbana, com base em alguns autores da bibliografia clássica com ênfase, contudo, em autores contemporâneos voltados para a análise da dinâmica cultural contemporânea, especialmente nos centros urbanos. Serão elencados estudos e pesquisas específicos sobre cada um dos itens do curso – mobilidade urbana, práticas corporais no espaço público, gênero e sexualidade, manifestações e conflitos no campo da religiosidade, equipamentos de cultura e lazer, técnicas e métodos de pesquisa. A depender dos interesses dos alunos, alguns textos podem ser acrescentados no decorrer do curso. 
 
Programa (sujeito a modificações) 
 
Aula 1 – Apresentação do curso: a cidade, de perto e de dentro 
 
 
- Apresentação do curso: objetivos, conteúdo, metodologia, bibliografia e demais questões práticas. 
 
Leitura sugerida: 
MAGNANI, José Guilherme C. “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. In: Revista 
Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, vol.17, n° 49, 2002, p. 11-29. 
 
 
Aula 2 – Práticas corporais nos espaços urbanos 
 
 
– Reflexão sobre as práticas corporais e esportivas que permeiam o modo de vida urbano. 
 
Leitura sugerida: 
CHIQUETTO, Rodrigo Valentim. A cidade do futebol: Etnografia sobre a prática futebolística na metrópole manauara. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e 
Ciências Humanas / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. 
MACHADO, Giancarlo Marques Carraro. De “carrinho” pela cidade: a prática do skate em São Paulo. 
São Paulo: Editora Intermeios / FAPESP, 2014. 
SPAGGIARI, Enrico. Família joga bola: constituição de jovens futebolistas na várzea paulistana. Tese 
(Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, 
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. 
 
 
Aula 3 – Gênero e sexualidade 
 
 
– Com base em estudos etnográficos, vislumbra-se compreender a construção de feminilidades e 
masculinidades na interface entre questões de gênero e sexualidade, mas também aspectos 
relacionados à diferença e estigmatização em certas práticas urbanas. 
 
Leitura sugerida: 
NASCIMENTO, S. S.. Variações do feminino: circuitos do universo trans na Paraíba. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 57, p. 376-411, 2014. 
NASCIMENTO, S.S.. A cidade no corpo: diálogos entre etnografia e corpografia. Ponto.Urbe (USP), v. 1, p. 1-37, 2016. 
 
 
Aula 4 – Religião no espaço urbano 
 
 
- Discussão de etnografias focadas em processos que perpassam vivências religiosas em contextos 
urbanos. 
 
Leitura sugerida: 
NOVAES, Regina. “Juventude, religião e espaço público: exemplos ‘bons para pensar’ tempos e sinais”. In: Religião & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 184-208, 2012. 
ABREU, CLETO JÚNIOR P.; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES; OLIVEIRA, ROSENILTON S. Os usos da rua: apropriações religiosas do espaço público. Ponto.Urbe (USP), v. 19, p. 1-3, 2016. 
 
 
Aula 5 – Metodologia: etnografia como prática e experiência 
 
 
– Discussão sobre a especificidade do método etnográfico, com base em pesquisas e reflexões realizadas sobre o tema no Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU). 
 
Leitura sugerida: 
MAGNANI, José Guilherme C. “O velho e bom caderno de campo”. In: Revista Sexta Feira, n. 1, p. 8- 
12, maio 1997. 
_____. “Etnografia como prática e experiência”. In: Horizontes Antropológicos, vol.15, n.32, 2009, 
p.129-156. 
 
Trabalho de campo – Incursão etnográfica* 
Data: xx/06/2018 (a definir) 
Profs. responsáveis: Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani 
 
– A turma, acompanhada do professor, fará uma etnografia coletiva de uma prática, espaço 
ou evento a ser delineado conforme a quantidade e perfil dos inscritos. 
 
* atividade não obrigatória 
 
 
Aula 6 – Novas propostas metodológicas: expedições, etnografia coletiva e softwares 
 
– Debate sobre a incursão etnográfica realizada pelos estudantes e apresentação de novas abordagens etnográficas desenvolvidas em pesquisadas vinculadas ao NAU. 
 
 
Aula 7 – Equipamentos culturais e de lazer 
 
– Discussão de pesquisas que colocam em debate alguns dos vários circuitos culturais e de lazer que atravessam a cidade de São Paulo, entre elas, a pesquisa "Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo", realizada pelo NAU em parceria com o SESC–SP e o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). 
 
Leitura sugerida: 
Capítulo sobre a pesquisa "Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo" (no prelo) 
 
 
Aula 8 – Mobilidade, circulação e circuitos 
 
 
– Reflexão sobre pesquisas recentes dedicadas às diferentes formas de mobilidade e circulação de atividades cotidianas no espaço urbano. 
 
Leitura sugerida: 
INGOLD, Tim. Lines: a brief history. London: Routledge, 2007. 188 p 
TAMBUCCI, Yuri Bassichetto. “Rio a fora, Cidade a dentro - transporte fluvial e modos de viver no 
Amazonas”. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. 
 
 
Aula 9 – Entre a aldeia e a cidade: trajetos e saberes   
 
 
– Com base nas reflexões do Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do NAU, propõe-se uma discussão sobre a significativa presença indígena nas cidades a partir de uma estratégia teórico-metodológica que articule as contribuições tanto da Etnologia como da Antropologia Urbana.  
 
Leituras sugeridas: 
AMOROSO, Marta Rosa; MENDES DOS SANTOS, Gilton. (Org.). Paisagens Ameríndias: Lugares, circuitos e modos de vida na Amazônia. 1ed.: , 2013. 
ANDRADE, J. A. A. D.. Experimentos teórico-etnográficos na fronteira entre a etnologia indígena e a antropologia urbana. Ponto.Urbe (USP), v. 4, p. 2, 2010. 
 
 
Aula 10 – Aula final 
 
 
- Pretende-se retomar os principais pontos trabalhados ao longo do curso. Os alunos e alunas 
entregarão os trabalhos para avaliação (relato de campo ou resenha bibliográfica). 
 
Leitura sugerida: 
MAGNANI, José G. C.. Antropologia Urbana: desafios e perspectivas. Revista de Antropologia, v. 59, p. 174-203, 2016.