Ementa
O curso propõe-se a apresentar e discutir o quadro teórico da Antropologia e, em especial, da Antropologia Urbana, com base em alguns autores da bibliografia clássica com ênfase, contudo, em autores contemporâneos voltados para a análise da dinâmica cultural contemporânea, especialmente nos centros urbanos. Serão elencados estudos e pesquisas específicos sobre cada um dos itens do curso – mobilidade urbana, práticas corporais no espaço público, gênero e sexualidade, manifestações e conflitos no campo da religiosidade, equipamentos de cultura e lazer, técnicas e métodos de pesquisa. A depender dos interesses dos alunos, alguns textos podem ser acrescentados no decorrer do curso.
Programa (sujeito a modificações)
Aula 1 – Apresentação do curso: a cidade, de perto e de dentro
- Apresentação do curso: objetivos, conteúdo, metodologia, bibliografia e demais questões práticas.
Leitura sugerida:
MAGNANI, José Guilherme C. “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. In: Revista
Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, vol.17, n° 49, 2002, p. 11-29.
Aula 2 – Práticas corporais nos espaços urbanos
– Reflexão sobre as práticas corporais e esportivas que permeiam o modo de vida urbano.
Leitura sugerida:
CHIQUETTO, Rodrigo Valentim. A cidade do futebol: Etnografia sobre a prática futebolística na metrópole manauara. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e
Ciências Humanas / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MACHADO, Giancarlo Marques Carraro. De “carrinho” pela cidade: a prática do skate em São Paulo.
São Paulo: Editora Intermeios / FAPESP, 2014.
SPAGGIARI, Enrico. Família joga bola: constituição de jovens futebolistas na várzea paulistana. Tese
(Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
Aula 3 – Gênero e sexualidade
– Com base em estudos etnográficos, vislumbra-se compreender a construção de feminilidades e
masculinidades na interface entre questões de gênero e sexualidade, mas também aspectos
relacionados à diferença e estigmatização em certas práticas urbanas.
Leitura sugerida:
NASCIMENTO, S. S.. Variações do feminino: circuitos do universo trans na Paraíba. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 57, p. 376-411, 2014.
NASCIMENTO, S.S.. A cidade no corpo: diálogos entre etnografia e corpografia. Ponto.Urbe (USP), v. 1, p. 1-37, 2016.
Aula 4 – Religião no espaço urbano
- Discussão de etnografias focadas em processos que perpassam vivências religiosas em contextos
urbanos.
Leitura sugerida:
NOVAES, Regina. “Juventude, religião e espaço público: exemplos ‘bons para pensar’ tempos e sinais”. In: Religião & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 184-208, 2012.
ABREU, CLETO JÚNIOR P.; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES; OLIVEIRA, ROSENILTON S. Os usos da rua: apropriações religiosas do espaço público. Ponto.Urbe (USP), v. 19, p. 1-3, 2016.
Aula 5 – Metodologia: etnografia como prática e experiência
– Discussão sobre a especificidade do método etnográfico, com base em pesquisas e reflexões realizadas sobre o tema no Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU).
Leitura sugerida:
MAGNANI, José Guilherme C. “O velho e bom caderno de campo”. In: Revista Sexta Feira, n. 1, p. 8-
12, maio 1997.
_____. “Etnografia como prática e experiência”. In: Horizontes Antropológicos, vol.15, n.32, 2009,
p.129-156.
Trabalho de campo – Incursão etnográfica*
Data: xx/06/2018 (a definir)
Profs. responsáveis: Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani
– A turma, acompanhada do professor, fará uma etnografia coletiva de uma prática, espaço
ou evento a ser delineado conforme a quantidade e perfil dos inscritos.
* atividade não obrigatória
Aula 6 – Novas propostas metodológicas: expedições, etnografia coletiva e softwares
– Debate sobre a incursão etnográfica realizada pelos estudantes e apresentação de novas abordagens etnográficas desenvolvidas em pesquisadas vinculadas ao NAU.
Aula 7 – Equipamentos culturais e de lazer
– Discussão de pesquisas que colocam em debate alguns dos vários circuitos culturais e de lazer que atravessam a cidade de São Paulo, entre elas, a pesquisa "Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo", realizada pelo NAU em parceria com o SESC–SP e o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC).
Leitura sugerida:
Capítulo sobre a pesquisa "Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo" (no prelo)
Aula 8 – Mobilidade, circulação e circuitos
– Reflexão sobre pesquisas recentes dedicadas às diferentes formas de mobilidade e circulação de atividades cotidianas no espaço urbano.
Leitura sugerida:
INGOLD, Tim. Lines: a brief history. London: Routledge, 2007. 188 p
TAMBUCCI, Yuri Bassichetto. “Rio a fora, Cidade a dentro - transporte fluvial e modos de viver no
Amazonas”. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
Aula 9 – Entre a aldeia e a cidade: trajetos e saberes
– Com base nas reflexões do Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do NAU, propõe-se uma discussão sobre a significativa presença indígena nas cidades a partir de uma estratégia teórico-metodológica que articule as contribuições tanto da Etnologia como da Antropologia Urbana.
Leituras sugeridas:
AMOROSO, Marta Rosa; MENDES DOS SANTOS, Gilton. (Org.). Paisagens Ameríndias: Lugares, circuitos e modos de vida na Amazônia. 1ed.: , 2013.
ANDRADE, J. A. A. D.. Experimentos teórico-etnográficos na fronteira entre a etnologia indígena e a antropologia urbana. Ponto.Urbe (USP), v. 4, p. 2, 2010.
Aula 10 – Aula final
- Pretende-se retomar os principais pontos trabalhados ao longo do curso. Os alunos e alunas
entregarão os trabalhos para avaliação (relato de campo ou resenha bibliográfica).
Leitura sugerida:
MAGNANI, José G. C.. Antropologia Urbana: desafios e perspectivas. Revista de Antropologia, v. 59, p. 174-203, 2016.