Programa


Aula 1 (03/08) – Apresentação do curso
A aula tecerá um panorama histórico e sociocultural da formação e produções fonográficas do Clube da Esquina. Além de remontar ao contexto dos festivais de MPB dos anos de 1960 para situar Milton Nascimento e seus primeiros parceiros, abordará em discos e canções dos compositores nesse período ideias e ideários como mineiridade, romantismo, engajamento e nacional-popular.

Aula 2 (05/08) – Clube da Esquina, o álbum
A “metamorfose” de Milton Nascimento no LP Milton (EMI-Odeon, 1970) adiciona novos traços à linguagem e à musicalidade da turma de amigos e compositores posteriormente conhecida como Clube da Esquina. A apreciação do álbum homônimo de 1972, assinado por Milton e Lô Borges, porém com a participação efetiva de diversos outros artistas então vinculados ao “Clube”, permitirá apreender a obra tanto estética quanto social e historicamente. Transformações e impasses que caracterizaram o início dos anos de 1970 no Brasil serão discutidos a partir dos processos de gravação e montagem dos fonogramas, disposição e tratamento acústico das faixas, projeto gráfico, intertextualidades no conjunto do álbum, negociações com a censura, relações dos músicos com a EMI-Odeon e recepção do público, dos pares e da crítica.

Aula 3 (08/08) – Clube da Esquina, as canções
Dando prosseguimento à apreciação textual e contextual do álbum Clube da Esquina, a análise mais detida de algumas canções possibilitará enaltecer outros aspectos-chave como o experimentalismo, a coletividade na elaboração dos arranjos, os ritmos e métricas incomuns ao cancioneiro popular e a releitura de tradições culturais e musicais, bem como questões concernentes à contracultura, ao engajamento político, à crítica ao regime militar e o diálogo com certo ideário de integração latino-americana.

Aula 4 (10/08) – Itinerários
A aula apresentará de maneira geral outros álbuns de Milton Nascimento e parceiros lançados na década de 1970. A avaliação musical e histórico-social dessa produção fonográfica guiará a análise dos itinerários dos músicos e da gradativa dispersão de uma formação cultural cuja informalidade e antiburocracia das relações foram marcas características.

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