Programa

Aula 1: Introdução: o que são videogames; abordagens de videogames na academia
Aula 2: Alguns pressupostos teóricos da Semiótica Social e da abordagem Multimodal
Aula 3: Alguns pressupostos teóricos do campo dos Estudos dos jogos
Aula 4: Análises e aplicações das categorias de análise ludossemióticas

Programa completo:

Aula 1: Introdução: o que são videogames; abordagens de videogames na academia
Algumas definições de videogame
Breve história dos estudos acadêmicos de videogames
Abordagens possíveis

Aula 2: Alguns pressupostos teóricos da Semiótica Social e da abordagem Multimodal
O que é o quadro teórico da Semiótica Social?
A abordagem multimodal
Categorias de análise visual: cores, composição e conotadores visuais
Categorias de análise sonora: tom, intensidade e conotadores sonoros

Aula 3: Alguns pressupostos teóricos do campo dos Estudos dos jogos
O que é o campo dos Estudos de jogos?
O estudo formal dos jogos
Categorias de análise lúdica: mecânicas, regras e sistemas

Aula 4: Análises e aplicações das categorias de análise ludossemiótica
Proposição de estudos de caso à luz das categorias abordadas no curso
Discussão de exemplos levantados pelos participantes

Bibliografia por aula:

Aula 1:

EGENFELDT-NIELSEN, Simon; SMITH, Jonas Heide; TOSCA, Susana Pajares. Understanding video games: the essential introduction. 3 ed. Londres: Routledge, 2020.
JUUL, Jesper. Half-Real: videogames entre regras reais e mundos ficcionais. Trad. Alan Richard da Luz. São Paulo: Blucher, 2019.
MÄYRÄ, Frans. An Introduction to Game Studies: Games in Culture. Londres: SAGE Publications, 2008.
WOLF, Mark J. P. Encyclopedia of video games: the culture, technology, and art of gaming. 2 ed. California: Greenwood, 2021.

Aula 2:

CATALANO, Theresa; WAUGH, Linda R. Critical Discourse Analysis, Critical Discourse Studies and Beyond. Cham: Springer, 2020.
JEWITT, Carey; BEZEMER, Jeff; O'HALLORAN, Kay. Introducing Multimodality. Nova Iorque: Routledge, 2016.
KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Nova Iorque: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 3 ed. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2020.
VAN LEEUWEN, Theo. Introducing Social Semiotics. Londres: Routledge, 2005.

Aula 3:

CRAWFORD, Chris. Chris Crawford on Interactive Storytelling. 2 ed. Califórnia: New Riders, 2013.
FERNÁNDEZ-VARA, Clara. Introduction to game analysis. Nova Iorque: Routledge, 2015.
SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do Design de Jogos, Volume 1. Trad. Edson Furmankiewicz. 4 ed. São Paulo: Blucher, 2021.
SICART, Miguel. Defining Game Mechanics. Game Studies, The international journal of computer game research, Vol. 8, n. 2, 2008. Disponível em: http://gamestudies.org/0802/articles/sicart Acessado em: 18/04/2022.

Aula 4:
Vide bibliografia das aulas 1 a 3.