Programa

Aula 1: de uma estética da violência
A aula inicial apresentará o curso, bem como os métodos utilizados. Explicará como funciona a estrutura, links, presenças e perguntas, apresentará o professor. Após a apresentação, uma introdução sobre a teoria sobre estética da violência e um curto debate historiográfico sobre a literatura feminina brasileira, temas que balizarão as discussões seguintes.

Bibliografia:
Telles, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: Priore, Mary Del. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 1992.


Aula 2: Estética da violência em Patrícia Melo
A segunda aula discutirá a obra da escritora paulista contemporânea Patrícia Melo, à luz dos conceitos discutidos na aula anterior. Em particular, será proposto uma discussão sobre dois de seus romances: Gog magog e O matador.

Bibliografia:
Melo, Patrícia. Gog Magog. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

Aula 3: Da obra esquecida de Sylvia Serafim
Esta aula discutirá a obra de Sylvia Serafim, apagada do cânone intelectual brasileiro, a despeito de sua relevância na época, por ter assassinado o irmão de Nelson Rodrigues. Serão selecionados trechos de sua obra para discussão em aula.

Bibliografia:
SERAFIM, Sylvia. Fios de prata, symphonia da dor. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas Alba, 1930.

Aula 4: a desumanização de Sylvia Serafim
Se a aula anterior trouxe a obra apagada de Serafim, e as demais aulas discutiram a estetização da violência, a aula derradeira mobilizará um debate sobre o processo de desumanização que Serafim sofreu após o crime, bem como sua captura pela memória popular e a disputa narrativa que se seguiu. Enfim todo o debate se encontrará sobre esta aula, conforme as narrativas sobre Sylvia serão colocadas em diálogo.

Bibliografia principal:
LINHA Direta. A primeira tragédia de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Rede Globo, 7 de junho, 2007. Programa de TV.