Programa

02 de agosto - Introdução à Pedagogia Histórico-Crítica e à Psicologia Histórico-Cultural
As categorias que compõem a pedagogia Histórico-Crítica: prática social, problematização, instrumentalização e catarse. Conceito de trabalho educativo e vivência. O planejamento do professor e tomada de consciência sobre a dimensão do conteúdo escolar. A formação de conceitos a partir da psicologia histórico-cultural. O trabalho educativo a partir do aspectos para o desenvolvimento humano: a) o encadeamento de conceitos; b) funções psíquicas superiores; c) a conscientização da própria atividade mental; d) a relação entre sujeito e conhecimento.

04 de agosto - Cartografia e formação de conceitos nos anos iniciais
A Cartografia no Ensino Básico. A Cartografia Escolar no Brasil: teoria e prática. A mediação na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. O mapa como instrumento de mediação. Cartografia Geográfica.

09 de agosto - Conceitos e planejamento na abordagem das temáticas físico naturais
A formação e o desenvolvimento dos conceitos na constituição da aprendizagem. A função da palavra na psicologia histórico-cultural como a expressão do pensamento e os conceitos geográficos e as estratégias do pensamento científico fundamentais para a interpretação da realidade. Relação entre os conceitos científicos e situações problematizadoras na construção do conhecimento geográfico. Aproximação entre a empiria e a generalização na formação do conhecimento geográfico. O planejamento do professor como instrumento cognitivo que expressa suas concepções de ciência e aprendizagem.

18 de agosto - Dimensões da prática docente
Processo de avaliação compartilhada entre os participantes do grupo, com o intuito de compreender como, a partir do cotidiano escolar, pode-se construir processos formativos de ensino-aprendizagem que articula conceitos, representação cartográfica e conhecimento geográfico. Neste processo, os participantes apresentarão suas reflexões e produções didáticas (projetos didáticos, plano de aula, mapas conceituais).

Referências bibliográficas:
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SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Mercado de Letras, 2004.
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VIGOTSKI, Lev Semionovich. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Claudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
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