Programa

1. As diferentes dimensões da sociologia da arte: semântica; sintática; genética e pragmática.
2. A obra de arte como inconsciente social: a importância do não-dito e do interdito.
3. A relação da estética com a ideologia social.
4. Estudo de caso de alguns filmes hollywoodianos: exemplo prático de uso das ferramentas discutidas para a
análise sociológica de uma obra de arte.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da
cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro, Editora
Forense, 2001, pp.264-298.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. São
Paulo: Perspectiva, 1973.
GALINO, Luciano, et al. Diccionario de sociología. Siglo XXI Editores, 2008.
MENEZES, Paulo. Sociologia e Cinema: aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura,
v. 12, p. 17-36, 2017.
SORLIN, Pierre.Sociologia del cine: la apertura para la história de mañana. Mexico, Fondo de
Cultura Económica, 1985.
XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do cinema: antologia. São Paulo: Paz e Terra, 2021.