Programa

PARTE 1: O curso começa apresentando a hipótese de Umberto Eco (1994, p. 21) de que narrativizamos a vida para encontrar sentido. Essa hipótese ganha força quando entendemos o conceito de “texto fundamental” de Martin Puchner (2019) e a tese de Erich Auerbach (2011) sobre o papel da Bíblia (e de Homero) na formação de nossa cultura. Por fim, estudamos alguns dos padrões narrativos da literatura bíblica a partir de métodos de Crítica Narrativa (MARGUERAT; BOURQUIN, 2009).

PARTE 2: Então aplicaremos o conhecimento adquirido sobre a narratividade bíblica em exemplos pontuais dos discursos religiosos modernos. Trabalharemos a força mediadora das religiões na recepção da Bíblia, abordaremos os movimentos evangélicos fundamentalistas (AFONSO; CAMPOS, 2021) e suas práticas de leitura (CHARTIER, 2011) e, discorrendo sobre a semiótica aplicada à análise dos discursos (BARROS, 2003, 2011), estudaremos um exemplo textual capaz de demonstrar como a narratividade bíblica dá forma aos imaginários religiosos modernos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AFONSO, Breno Luiz Gomes; CAMPOS, Breno Martins. Da sociedade do controle à sociedade da transparência: novas maneiras de compreender o fundamentalismo religioso. Revista Unitas, v. 9, n. 2, p. 128-142, 2021.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Estudos do discurso. In. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística (Vol. 2): princípios de análise. São Paulo: Contexto, p. 187-219, 2003.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2011.
CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
MARGUERAT, Daniel; BOURQUIN, Yvan. Para ler as narrativas bíblicas: iniciação à análise narrativa. São Paulo: Loyola, 2009.
PUCHNER, Martin. O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.