Programa

Programa completo: “A origem da obra de arte segundo Martin Heidegger”.
Coordenador do curso livre: Professor Dr. Márcio Suzuki.
Ministrante: Dra. Danjone Regina Meira.
Ementa: estudo sobre a origem da obra de arte a partir do caminho ontológico na filosofia de Martin Heidegger.

Aula 1 – Heidegger, a linguagem e o “Dasein” em “Ser e tempo”.
A relação do “Dasein” com a linguagem, o aspecto pré-ontológico e ontológico inerente ao “Dasein”. A arte advém do “Dasein” como ente privilegiado, ser de compreensão e ser de linguagem. Ontologia do Dasein, hermenêutica e linguagem.

Aula 2 – A arte e a obra de arte na superação da metafísica em Heidegger. A questão da arte após a virada no pensamento de Martin Heidegger. O projeto do ser se encontra com a poesia e a questão da linguagem é mais aprofundada no pensamento de Heidegger.

Aula 3 – Dasein e arte em “A origem da obra de arte”. A relação entre o Dasein, a arte e a verdade. A história da arte a partir da “verdade do ser”. “Historie” e “Geschichte”.

Aula 4 – A disputa entre “terra” e “mundo” na obra de arte. O acontecimento da verdade do ser e a “disputa”. A tensão no interior do ente: obra de arte. O velamento e o desvelamento no ente.

Aula 5 – A verdade e a arte. A questão da verdade após a virada no pensamento de Heidegger e a sua interface com a arte.

Aula 6 – A arte e a linguagem. A obra “A caminho da linguagem”. O projeto do ser e o seu caminho que considera a arte.

Aula 7- A arte e a poesia (Dichtung). A arte não é ficção, a arte é a realidade. A essência poética da arte.

Bibliografia

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad: Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp, RJ: Vozes, 2012.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Tradução Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes: Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.
HEIDEGGER, Martin. Hölderlin y la esencia de la poesía; edición, traducción, comentarios y prólogo de Juan David García Bacca. - Barcelona: Anthropos, 1994.