Programa

11/10 - Aula 1: Tradições métricas na poesia alemã
18/10 - Aula 2: Tendências do verso livre alemão no século XX
25/10 - Aula 3: Música da poesia: A prosódia no lied alemão
01/11 - Aula 4: Poesia e Narratologia em obras de Yvan Goll e Georg Trakl
08/11 - Aula 5: Poesia e direcionamento de simpatia
22/11 - Aula 6: Poesia emancipatória escrita por mulheres
29/11 - Aula 7: Visões políticas nas obras de Carlos Drummond de Andrade e Bertolt Brecht

Objetivos e referências de cada aula:
Aula 1: Tradições métricas na poesia alemã
Autoras/es: Sibylla Schwarz, Johann Wolfgang von Goethe, Ingeborg Bachmann e Ann Cotten
Objetivo da aula: O objeto da aula é apresentar um brevíssimo panorama das possibilidades métricas da poesia de língua alemã ao longo dos séculos, o que será realizado através da leitura conjunta de quatro autoras e autores: Sibylla Schwarz (1621-1638), Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), Ingeborg Bachmann (1926-1973) e Ann Cotten (1982). Serão apresentadas traduções de todos os poemas analisados, por isso não é necessário falar alemão para participar da aula.
Referências primárias:
BACHMANN, Ingeborg. Sämtliche Gedichte. München: Piper, 2016.
COTTEN, Ann. Fremdwörterbuchsonette. Berlim: Suhrkamp, 2007.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Werke. München: dtv, 1999.
SCHWARZ, Sibylla. Sibyllen Schwarzin Vohn Greiffswald aus Pommern Deutsche Poëtische Gedichte, Nuhn Zum ersten mahl auß ihren eignen Handschrifften herauß gegeben und verleget. Danzig: 1650.
Disponível em: <https://digitale-bibliothek-mv.de/viewer/image/PPN1729149235/36/#topDoc…; (acesso em 19 de janeiro de 2021).
Referências secundárias:
CHIŞE, Ruxandra. Alterität als Eigenes: Ingeborg Bachmann und das vorübergehende Bleiben im Gedicht. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2017.
HÖLLER, Hans. Ingeborg Bachmann. 5. Aufl. Rowohlt, Reinbek, 2001.
ROGOBETE, Roxana. “Concrete Cotten”. In: B.A.S.. Timișoara, v.24, 2018.
SCHNEIKART, Monika. “Grenzüberschreitungen in Pommern: Die „wilde” Dichtung der Sibylla Schwarz (1621-1638) im Verhältnis zur res publica literária”. In: Grenzen überschreiten – transitorische Identitäten. Bremen, 2011.
STREHLE, Lisa-Marie. “Grenzgänge zwischen Tradition und Avantgarde. Ann Cottens Versepos Verbannt! (2016)”. In: BREMER, Kai; ELIT, Stefan (org.). Forcierte Form: Deutschsprachige Versepik des 20. und 21. Jahrhunderts im europäischen Kontext. Stuttgart: J. B. Metzler, 2020.
WITTE ET AL. Goethe-Handbuch. Stuttgart: Metzler, 2004.

Aula 2: Tendências do verso livre alemão no século XX
Autoras/es: Nelly Sachs, Peter Huchel, Paul Celan, Friederike Mayröcker
Objetivo da aula: A aula pretende investigar, com base em abordagens anteriores, algumas tendências do verso livre no século XX, assumindo como foco a dimensão rítmica e a disposição gráfica dos poemas.
Referências primárias:
CELAN, P. Die Gedichte: Kommentierte Gesamtausgabe ineinem Band. Edição e comentários: Barbara Wiedemann. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2017.
HUCHEL, P. Gesammelte Werke Band 1: Die Gedichte. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2017.
MAYRÖCKER, F. Gesammelte Gedichte. Edição: Marcel Bayer. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2019.
SACHS, N. Fahrt in Staublose: Gedichte. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1988.
Referências secundárias:
BRITTO, P. H. O natural e o artificial: algumas reflexões sobre o verso livre. eLyra, n. 3, março de 2014, p. 27-41.
CHOCIAY, R.. A noção de verso livre, do Prefácio Interessantíssimo ao Itinerário de Pasárgada. Revista de Letras, vol. 33, 1993, p. 4353.
FREY, H-J.; LORENZ, O. Kritik des freien Verses. Heidelberg: Verlag Lambert Schneider, 1980.
LAMPING, D. Die Revolution der Mittel: Freier Vers und gebundene Formen. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2007, p. 57-78.
MENNMEIER, F. N. Freier Rhythmus im Ausgang von der Romantik. Poetica, v. 4, 1971, p. 197-214.
WAGENKNECHT, C. Deutsche Metrik. München: C.H Beck, 2007.

Aula 3: Música da poesia: A prosódia no lied alemão
Autoras/es: Ludwig Tieck (poeta) e Johannes Brahms (compositor)
Objetivo da aula: O estudo da prosódia da língua alemã falada, através da declamação, nos leva a observar como métrica, ritmo, entoação e outros aspectos, combinados com o sentido do poema, influenciam nos processos criativos musicais na forma do lied alemão do séc. XIX. Para este fim analisaremos a poesia de Ludwig Tieck, musicada por Johannes Brahms para o ciclo de canções da bela Magelone.
BRAHMS, Johannes. Julius Stockhausen gewidmet. Romanzen aus L. Tieck’s Magelone für eine Singstimme mit Pianoforte componirt von Johannes Brahms. op.33 (partitura). Leipzig & Winterthur: J. Rieter-Biedermann, n.d. [1865, 1869]. 5 Hefte. Pl.-Nr. 401a.-e.
FRANK, Manfred. ‘Romantische Ironie’ als musikalisches Verfahren am Beispiel von Tieck, Brahms, Wagner und Weber. Athenäum 13 (2003), p. 163-189.
LAU, Wing. Composing Declamation: Notated Meter Changes in Brahms’s Lieder. Society for Music Theory. Vol. 21, Nr. 2, June 2015.
LUBKOLL, Christine. Sprache – Klang - Gesang. Das Musikalische als Thema und Instrument der Lyrik: Musikgeschichte der Romantik. In: ODENDAHL, Johannes (Hg.). Musik und literarisches Lernen.
Innsbrucker Beiträge zur Fachdidaktik 5. Innsbruck: innsbruck university, 2019, p.59-75.
MALIN, Yonatan. Songs in Motion. Rhythm and Meter in the German Lied. New York: Oxford University, 2010.
SCHMIDT, Matthias. Brahms. Lieder. Ein musikalischer Werkführer. München: C.H. Beck, 2015.
TIECK, Ludwig. Liebesgeschichte der schönen Magelone und des Grafen Peter aus der Provence. In: Phantasus. FRANK, Manfred. (Hrsg.) Bd. 6. Frankfurt a.M.: Deutscher Klassiker Verlag, 1985, p.1306-1326.

Aula 4: Poesia e Narratologia em obras de Yvan Goll e Georg Trakl
Autoras/es: Yvan Goll e Georg Trakl
Objetivo da aula: Como parte da experiência humana, a narração tem sido amplamente estudada no campo dos estudos literários e tem se desenvolvido como uma disciplina capaz de abranger não apenas os textos narrativos tradicionais, como os romances e contos, mas também outras mídias, os chamados estudos de Transmidialidade e Narrativa Transgenérica. A proposta é fazermos uma breve leitura de poemas a partir de suas características narrativas, como por exemplo personagens e sequência de acontecimentos, respeitando, contudo, os fundamentos do texto poético: sua medida e contramedida.
Apresentaremos os poemas originais e traduzidos para o português.
Bibliografia primária:
Goll, Yvan. Yvan Goll: Die Lyrik in Vier Bänden. Editado e comentado por Barbara Glauert-Hesse. Berlim: Argon, 1996.
TRAKL, Georg. Sebastian im Traum. Leipzig: Kurt Wolff Verlag, 1915. Disponível em: http://resolver.staatsbibliothek-berlin.de/SBB0000851100000000.
Bibliografia secundária:
HÜHN, Peter, SCHÖNERT. J."Plotting the Lyric: Forms of Narration in Poetry", in: Eva Müller-Zettelmanna nd Margarete Rubik (eds), Theory into Poetry: New Approaches to the Lyric (Amsterdam and Atlanta) 2005.
MCHALE, Brian. Beginning to Think about Narrative in Poetry. Narrative, vol. 17 no. 1, 2009, p. 11-27. https://doi.org/10.1353/nar.0.0014

Aula 5: Poesia e direcionamento de simpatia
Autoras/es: Joseph von Eichendorff (Waldgespräch), Heinrich Heine (Caput II, de Deutschland. Ein Wintermärchen), Ingeborg Bachmann (Reklame)
Objetivo da aula: O objetivo da aula seria demonstrar e discutir recursos poéticos para a condução da simpatia do leitor em direção a uma ou a outra voz do poema. O conceito de "Sympathielenkung"
(condução, direcionamento de simpatia) é um desdobramento da Teoria da Recepção e permite refletir sobre os efeitos retóricos do poema, de modo a identificar elementos intratextuais ou extratextuais que contribuam para que o leitor deposite sua simpatia (ou mesmo sua antipatia) junto a um ou a outro sujeito representado no texto poético. Os poemas de Eichendorff e Heine demonstram duas formas de direcionamento de simpatia, ao passo que o poema de Bachmann nos oferece possibilidades conflitantes de aproximação desse conceito.
Bibliografia primária:
BACHMANN, Ingeborg. Reklame. In: Werke. Gedichte. Band 1. München: Piper, 1978.
EICHENDORFF, Joseph von. Waldgespräch. In: Gedichte. Stuttgart: Reclam, 2012.
HEINE, Heinrich. Caput II. In: Deutschland. Ein Wintermärchen. Stuttgart: Reclam, 2017.
Bibliografia secundária:
ANZ, Thomas. Regeln der Sympathielenkung. Normative und deskriptive Poetiken emotionalisierender Figurendarstellung. In: HILLEBRANDT, Claudia und KAMPMANN, Elisabeth (Hrsg.). Sympathie und Literatur: zur Relevanz des Sympathiekonzeptes für die Literaturwissenschaft. Berlin: ESV, 2014.
WOLBRING, Fabian. Sprachbewusste Gedichtanalyse: Eine praktische Einführung. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2018.

Aula 6: Poesia emancipatória escrita por mulheres
Autoras/es: Julie Roquette, Ada Christen, Mascha Kaléko, Dagmar Nick, Elfriede Gerstl, Özlem Özgül Dündar
Objetivo da aula: O objetivo desta aula é apresentar uma brevíssima seleção de poemas escritos nos séculos 19, 20 e 21, em língua alemã, por poetas que desafiam a representação social e artística das mulheres, problematizando os estereótipos de gênero impostos a elas. A crítica presente nesses poemas aponta para a emancipação das mulheres, de sua individualidade e seus corpos.
Bibliografia primária:
BERS, Anna (Hrsg.) FRAUEN | LYRIK. Gedichte in deutscher Sprache. Stuttgart: Philipp Reclam, 2020.
Bibliografia secundária:
BERS, Anna. Nachwort. In: FRAUEN | LYRIK. Gedichte in deutscher Sprache. Stuttgart: Philipp Reclam, 2020. S.798-841
FERNANDES, Isabel. Back to Basics: From Close Reading to “Inclosive” Reading and the Prospects for Literature. _Op. Cit.: a Journal of Anglo-American Studies,_ [S. l.], v. 2, n. 8, 2019. p.11–29
Pensamento feminista: conceitos fundamentais / Audre Lorde… [et al.]; organização Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. 440 p.

Aula 7: Visões políticas nas obras de Carlos Drummond de Andrade e Bertolt Brecht Autoras/es: Carlos Drummond de Andrade e Bertolt Brecht
Objetivo da aula: A partir de um poema de cada autor, relevantes para demonstrar a participação de suas poéticas com âmbitos sociais, pretende-se em um primeiro momento discorrer uma interpretação detalhada, para então, num segundo momento, poder-se traçar um panorama sobre a relação de cada poeta com suas vivências e as maneiras encontradas por eles para satisfazerem suas necessidades de intervir e escrever. Nessa última fase, deverá ser alcançada uma clareza sobre as semelhanças entre as poéticas de ambos autores.
Literatura primária: “Die Gedichte von Bertolt Brecht in einem Band”, da editora Suhrkamp (1997) e “Arosa do povo”, da Companhia das Letras (2012). Para a tradução dos poemas de Brecht: Poemas 1913-1956. 5. ed. Seleção e tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, SP: Editora 34, 2000.
Literatura secundária: "Modernidade Líquida", Bauman (Zahar, 2001).