Programa

O curso tem como objetivo promover um estudo histórico-crítico através da leitura, análise e debate de textos dramatúrgicos de um conjunto de peças em um ato de Arthur Miller, fundamentais para a história da dramaturgia estadunidense e de seu rumo também fora do país. Buscando explicitar a relevância sociopolítica de tal conjunto, o curso avançará apontando também como este tipo específico de dramaturgia em um ato determinou os rumos do teatro moderno no Brasil.
O curso está estruturado em nove encontros, com duração de 2h cada. A primeira parte fará uma incursão histórico-crítica em questões formais e específicas da dramaturgia em um ato e seu desenvolvimento através dos
tempos, ressaltando seu papel crucialmente importante para os estudos de dramaturgia, literatura e artes em geral.
Em seguida serão abordadas questões-chave sobre o drama moderno, e sobre o desenvolvimento deste tipo de dramaturgia nos Estados Unidos, e colocando nos holofotes a produção dramatúrgica em um ato de Arthur Miller, amplamente negligenciada nos círculos acadêmicos, teatrais e escolares no mundo todo. 

AULA 1 – Introdução ao teatro dos Estados Unidos: dentro e fora da Broadway
AULA 2 - A peça em um no teatro grego, elisabetano, e nos séculos XVIII e XIX: uma abordagem introdutória, com análise de Pedido de Casamento (1888-89), de Anton Tchekhov
AULA 3 – A peça em um ato nos Estados Unidos: panorama geral com análise de Bagatelas (1916), de Susan Glaspell; e Antes do Café da Manhã (1916-17), de Eugene O’Neill
AULA 4 – Formas não-dramáticas de dois dramaturgos canônicos: analisando A Dama da Loção Antipiolho (1941), de Tennessee Williams; e A História do Jardim Zoológico (1958), de Edward Albee.
AULA 5 – Contra o comercialismo da Broadway: a dramaturgia Milleriana em um ato para além do cânone
AULA 6 – Arthur Miller em Agitprop: analisando That They May Win (1943) e A Memory of Two Mondays (1956)
AULA 7 – Arthur Miller antiguerra: analisando The Reason Why e Fame (1970)
AULA 8 – Arthur Miller contra o conservadorismo neoliberal: analisando a Danger: Memory!, composta por I Can’t Remember Anything e Clara (1987)
AULA 9 – Arthur Miller comediógrafo: analisando The Last Yankee (1993)

Bibliografia: 
ADORNO, Theodor. W. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. São Paulo, Martins Fontes, 1982.
ALBEE, Edward. A história do Jardim Zoológico. Lisboa: Cotovia, 2015.
BIGSBY, Christopher. “Arthur Miller.” A Critical Introduction to Twentieth-Century American Drama: Volume Two—Williams/Miller/Albee. Cambridge, Cambridge University Press, 1984.
BRATER, Enoch. Arthur Miller: A Playwright’s Life and Work. New York: Thames and Hudson, 2005.
BRUSTEIN, Robert. Millennial Stages: Essays and Reviews, 2001-2005. New Haven: Yale University Press, 2006.
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro: Estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. Tradução de Gilson César de Souza. São Paulo: Unesp, 1997.
COSTA, Iná Camargo. Panorama do Rio Vermelho: ensaios sobre o teatro americano moderno. São Paulo: Nankin, 2001.
EAGLETON, Terry. A função da crítica. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GLASPELL, Susan. O Teatro de Susan Glaspell: Cinco Peças. Brasília: Embaixada dos Estados Unidos, 2003.
HARTMOLL, Phyllis. The Theatre: a concise history. 3 ed. New York, Thames & Hudson, 2006.
HOFTSTADTER, Richard. Anti-intellectualism in American Life. New York, Knopf, 1963.
MASON, Jeffrey. Stone Tower: The Political Theater of Arthur Miller. The University of Michigan Press, 2011.
MILLER, ARTHUR. Echoes down the corridor: collected essays, 1944–2000. New York, Penguin Books, 2001.
_____ About Theatre Language (The Last Yankee). In: Arthur Miller, Collected Plays 1987- 2004 with Stage and Radio Plays of the 1930s & 40s. New York, Library of America, 2015.
O’NEILL, Eugene. Before breakfast, a play in one act. New York: F.Shay, 1916.
OTTEN, Terry. The Temptation of Innocence in the Dramas of Arthur Miller. Columbia: University of Missouri Press, 2002.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do Teatro. Ed. Perspectiva, São Paulo, 2000.
STORY, Ronald; LAURIE, Bruce. The Rise of Conservatism in America, 1945–2000. Bedford/St.Martin's, Boston/New York, 2008.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno: 1880-1950. Trad, Luiz Sérgio Rêpa. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
TOTA, Antonio P. Os Americanos. São Paulo, Editora Contexto, 2009
TCHEKHOV, Anton. Os Males do Tabaco e outras peças em um ato. São Paulo: Ateliê, 2003.
WALFORD, Rex; DOLLEY, Colin (Ed.). The One-Act Play Companion: A guide to Plays, Playwrights and Performance. London: A & C Black Publishers, 2006.
WILLIAMS, Raymond. The Realism of Arthur Miller. Critical Quarterly 1, 1959.
____ Tragédia Moderna. Trad. Betina Bishof. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
WILLIAMS, Tennessee. 27 carros de algodão e outras peças em um ato. São Paulo: É Realizações, 2012.