Programa

Tópicos do Curso:


a) Literatura, Filologia e Linguagem:
a.1 - A linguagem do homem
a.2 - Teor de verdade e teor coisal;
a.3 – A literatura de Baudelaire e Marcel Proust;
b) Teoria da História como Narrativa dos de Baixo
b.1 - Marcel Proust ou a história contra o esnobismo de classe;
b.2 - A história pela escrita do narrador literário;
b.3 - História como crítica ao conformismo;
c) Walter Benjamin, Teórico Político:
c.1 - a pobreza como experiência política;
c.2 - A violência redentora;
c.3 – História, estado de exceção e transformação radical;


Cronograma:


Aulas 1 e 2 - Dias 16/11 e 17/11


● Introdução ao Pensamento de Benjamin
- Escritas do fracasso;
- Surge o crítico literário e o filólogo;
- A modernidade literária de Baudelaire;
- Marcel Proust: memória e narrativa;


Aulas 3 e 4 - Dias 23/11 e 24/11


● A história em Walter Benjamin
- O historiador da memória dos vencidos;
- O Em busca do tempo perdido como narrativa histórica;
- O materialista histórico lendo história;
- Benjamin contra a social-democracia;
Aulas 5 e 6 - Dias 30/11 e 01/12


● Walter Benjamin e a Teoria Política
- Qual o sentido do ensaio Crítica da violência? (o diálogo implícito com Carl Schmitt)

- Novamente Benjamin crítico da social-democracia;
- O conceito de história como política;
- O sujeito da transformação social e o Estado de exceção;


Bibliografia Básica


ARENDT, Hannah. Walter Benjamin (1892-1940). In: Homens em Tempos Sombrios. São Paulo. Companhia
das Letras2008.
BENJAMIN, Walter (I). Sobre Alguns Temas em Baudelaire. In: Col. Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultural,
1975.
_________________ A Imagem de Proust. In: Obras Escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política). São Paulo.
Brasiliense, 1994.
_________________ Experiência e Pobreza. In: Obras Escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política). São Paulo.
Brasiliense, 1994.
_________________ Melancolia de Esquerda – A propósito do novo livro de poemas de Erich Käsner. In: Obras
Escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política). São Paulo. Brasiliense, 1994.
_________________ O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras Escolhidas (Magia e
Técnica, Arte e Política). São Paulo. Brasiliense, 1994.
_________________ Sobre o Conceito de História. In: Obras Escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política). São
Paulo. Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter (II). As Afinidade eletivas de Goethe. In: Ensaios Reunidos: Escritos sobre Goethe. São
Paulo. Editora 34, 2009.
______________________ O Idiota de Dostoievski. In: Obras Escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política). São
Paulo. Brasiliense, 1994.
______________________ Para a Crítica da Violência. In: Obras Escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política).
São Paulo. Brasiliense, 1994.
______________________ Sobre a Linguagem em Geral e Sobre a Linguagem do Homem. In: Obras Escolhidas
(Magia e Técnica, Arte e Política). São Paulo. Brasiliense, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Walter Benjamin. São Paulo. Brasiliense, 1993.
______________________ História e narração em Walter Benjamin. São Paulo. Perspectiva, 1994
KAHN, Victoria. Sacred Kingship and Political Fiction: Ernst Kantorowicz, Carl Schmitt, Ernst Cassirer, and Walter
Benjamin. In: KAHN, Victoria. The Future of Illusion: Political Theology and Early Modern Texts. Chicago. e
University of Chicago Press, 2014.
KONDER, Leandro. Walter Benjamin. O Marxismo da Melancolia. Rio de Janeiro. Campus, 1988.
LOWY, Michael. Walter Benjamin: Aviso de Incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São
Paulo. Boitempo, 2005.
_____________ Temps Messianique et Historicité Révolutionnaire chez Walter Benjmain. Vingtième Siègle. Revue
d’ Histoire, nº 117, Janvier-Mars, 2013.
PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido (sete volumes). Varias Editoras e Edições.