Programa

Encontro 1: Letramentos digitais e revisões educacionais no pós-pandemia

Parte teórica:
- Discutir as visões de letramento digital, letramentos digitais e multiletramentos.

Parte prática:
- Criar uma conta na plataforma CGScholar;
- Entrar na comunidade do curso na plataforma;
- Iniciar o rascunho de um texto.

Leituras sugeridas:
COPE, Bill, KALANTZIS, Mary. Big Data Comes to School: Implications for Learning, Assessment, and Research. AERA Open, 2016. doi:10.1177/2332858416641907
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, p. 101-145, 2021. Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/linguagemem- foco/article/view/5578.
KNOBEL, Michele; KALMAN, Judy. Teacher learning, digital technologies and new literacies. In: KNOBEL, Michele; KALMAN, Judy. New literacies and teacher learning professional development
and the digital turn. New York, Peter Lang, 2016.
MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: MONTE MÓR, Walkyria; TAKARI, Nara Hiroko (Orgs.) Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

Encontro 2: Multiletramentos e novas aprendizagens: como educar na cultura digital?

Parte teórica:
- Discutir propostas de novas aprendizagens, com base nos letramentos digitais;

Parte prática:
- Finalizar a escrita do rascunho e publicar o texto da comunidade do curso;
- Ler e comentar dois textos publicados na comunidade do curso.

Leituras sugeridas:
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

Encontro 3: Multiletramentos e novas formas de avaliar: como educar na cultura digital?

Parte teórica:
- Abordar algumas possibilidades de avaliação dos letramentos por meio de tecnologia digital;
- Discutir de que forma a mudança na forma de avaliar pode mudar as formas de ensinar e aprender;
- Analisar a ferramenta de inteligência artificial da plataforma usada no curso, e refletir como ela pode proporcionar uma nova forma de avaliar.

Parte prática:
- Ler e comentar dois textos publicados na comunidade do curso;
- Verificar na ferramenta de análise de aprendizagem da plataforma (Analytics), se atendeu aos requisitos de participação no curso.

Leituras sugeridas:
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.