Programa

Aula 1: Panorama contemporâneo do Neo-hinduísmo

Nesta aula serão discutidos textos contemporâneos de cientistas sociais que analisam grupos neo-hindus e as formas de expressão da espiritualidade ao redor do mundo. As professoras ministrantes irão partir de uma contextualização histórica e conceitual para esclarecer os conceitos básicos e incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões.

Bibliografia básica:
- ALTGLAS, Véronique. Spirituality and Discipline: not a contradiction in terms. In: Bringing back the social into the sociology of religion, pp. 79-107. Boston: Brill, 2018. 
- HOFFMAN, Maria Barroso. Algumas observações sobre espiritualidade, emoção e distanciamento entre os praticantes de ioga no ocidente. RBSE, v.1, n.1, pp.119-132, 2002

Aula 2: Ascetismo

Com foco nos aspectos culturais do neo-hinduísmo, os textos desta aula propõem discussões sobre o estilo de vida dos praticantes e devotos.

Bibliografia básica:
- VALANTASIS, Richard. 2002. A Theory of the Social Function of Asceticism. In: W. Vincent & R. Valantasis (orgs.), Asceticism. Oxford: Oxford University Press. pp. 544-552.
- FLOOD, Gavin. 2004. The ascetic self: Subjectivity, memory and tradition. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 211-234.
Bibliografia complementar:
CAMPBELL, Colin. A orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio. Religião & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 5-22, 1997.
BASTOS, Cecilia. Meditação e yoga nas camadas médias do Rio de Janeiro: análise do campo nos estudos da Bhagavad Gita. Religare, v. 16, n.2, p. 659-691, 2019.
BASTOS, Cecilia; ASSIS, Thaís. Vida de yoga e neo-hinduísmo: identidades e pertencimentos. Sociologia & Antropologia, v. 12, n.3, 2022.
WARRIER, Maya. Guru choice and spiritual seeking in contemporary India. International Journal of Hindu Studies 7, no. 1/3: 31-54, 2003.