Programa

Aula 1 (1h30 - 07 de fevereiro):
Identificação do perfil dos participantes por meio de dinâmica de apresentação.
Apresentação e discussão dos conceitos de política linguística, de planificação linguística e de glotopolítica.
Envio de textos teóricos para leitura.

Aula 2 (1h30 - 08 de fevereiro):
Discussão sobre possível interseção teórica entre as áreas de política linguística e de política pública.
Realização de atividade prática de comparação teórica entre os conceitos estudados.

Aula 3 (1h30 - 09 de fevereiro):
Discussão sobre os impactos das políticas linguísticas nos diferentes contextos educacionais do Brasil.
Reflexão e problematização dos critérios de avaliação de políticas linguísticas como políticas públicas a partir de estudos de caso.
Elaboração de propostas a partir de avaliações político linguísticas de medidas, leis e decretos.

Aula 4 (1h30 – 10 de fevereiro):
Discussão sobre ações em rede como possíveis políticas linguísticas de apoio ao processo de internacionalização das universidades.

Referência bibliográfica:
BEACCO, J-C. L’internationalisation des formations d’enseignement supérieur: la question des langues, de politique en didactique. vol. 38 Cahier de l’Apliut, França, 2019.
CALVET, L-J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial: IPOL, 2007.
CALVET, L-J.. Entrevista com Louis-Jean Calvet. In: PEREIRA, T. Entrevista com Louis-Jean Calvet. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 23, n. 46, 2013.
CHARDENET, P. Valoriser le capital linguistique des universités: pour une approche didactique stratégique. In: ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; PARPETTE, C. Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. Série enjeu – v.4. São Paulo: Editora Paulistana, 2016.
LAGARES, Xoán Carlos. Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos – ed. – São Paulo: Parábola 2018.
MOROSINI, M. Guia para a Internacionalização Universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019
PEREIRA, T.C.A.S.; SAVEDRA, M.M.G. (org). Multilinguismo, Discurso e Direitos Linguísticos. Caderno de Letras da UFF, Niterói, v.32, n62, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2021.
REIS, J. N. S.; SOUZA, M. M. M. F. ; BARLETA, I. A. . A educação bilíngue na fronteira franco-brasileira: uma avaliação glotopolítica. In: SOUZA, M. M. M. F.; CARDOZO, A.; LIMA-PEREIRA, R. (Org.). Contatos franco-brasileiros: retrospectivas e perspectivas. 1ed.São Paulo: Pontes Editores Ltda, 2022.
SAVEDRA, M. M. G. (Org.) ; PEREIRA, T. C. A. S. (Org.) ; LAGARES, X. C. (Org.) . Glotopolitica e práticas de linguagem. 1. Ed- v. 1. Niterói: Eduff, 2021.
SILVA, K. A.; XAVIER, R. P. Internacionalização no ensino superior. Fórum linguístico - v. 18, n. 1. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-graduação em Linguística, 2021.
SOUZA, M. M. M. F.; PEREIRA, T. C. A. S. Politique linguistique et politique publique: une proposition d?intersection théorique. In: BLANCHET, P. Diversité sociolinguistique et ordre social: confrontations. Cahiers internationaux de sociolinguistique – v.1, n° 15, p. 167-181, 2019
SOUZA, M. M. M. F.. Les Politiques Linguistiques Publiques Éducatives (PLPE): l'enseignement des langues étrangères et la place du FLE au Brésil après 1988. Le français dans le monde. recherches et applications, v. 1, p. 181, 2020.