Programa

1) Aula 1: Princípio da Iconicidade e da Marcação
2) Aula 2: Complexidade Sintática
3) Aula 3: Aplicações em Pesquisas

CUNHA, Adan P.; MANO, Andréia H.; OLIVEIRA, Anna K. M.; DEFENDI, Cristina L.; SPAZIANI, Lídia; RIBEIRO, Marcello; LIMA-HERNANDES, Maria Célia; SANTOS, Mônica M. S.; DIAS, Nilza B.; NOGUEIRA, Priscilla A.; VICENTE, Renata B.; SILVA, Sérgio D. J.; GOMES, Thamires R.; XIANG, Zhang. Cognition, complexity and context as other minds: a tribute to T. Givón. São Paulo: FFLCH-USP, 2021.​
CUNHA, Maria Angélica F. da, COSTA, Marcos A., CEZARIO, Maria M.. “Pressupostos teóricos fundamentais”. In: CUNHA, Maria Angélica F. da; OLIVEIRA, Mariangela R. de; MARTELOTTA Mário E. (orgs.) Linguística funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 pp. 29-55. ​
GIVÓN, T. The genesis of syntactic complexity: diachrony, ontogeny, neuro-cognition, evolution. Amsterdam: John Benjamins, 2009.​
GIVÓN, T. A compreensão da gramática. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA-HERNANDES, Maria Célia. O princípio da iconicidade e sua atuação no português do Brasil. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 8, p. 83-96, 2006.​
LIMA-HERNANDES, Maria Célia. Indivíduo, sociedade e língua: cara, tipo assim, fala sério! São Paulo: EDUSP, 2011.
LIMA-HERNANDES, Maria Célia. O espaço da intersubjetividade e a ordenação sintática: para uma abordagem cognitivo-funcional. Metalinguagens, v. 1, pp. 66-78, 2014.