Programa

Aula 1: Introdução a um assassinato: quem foi Sylvia Serafim e por que nunca ouvi falar dela?
A primeira aula apresentará o curso, bem como os métodos utilizados. Explicará como funciona a estrutura, links, presenças e perguntas, apresentará o professor. Após a apresentação, terá espaço uma aula introdutória sobre o estudo de caso que permeará todo o curso. A intenção desta aula inicial é apresentar a personagem, contextualizar sua história, e pavimentar o caminho à discussão teórica que se seguirá.
Bibliografia:
CARLONI, Karla; FORTES, Carolina Coelho (org.). Mulheres tecendo o tempo: experiências e experimentos femininos no medievo e na contemporaneidade. Curitiba: CRV, 2020.
SERAFIM, Sylvia. Fios de prata, symphonia da dor. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas Alba, 1930.

Aula 2: De uma estética da violência: sensacionalismo no jornalismo e na literatura
A segunda aula desdobrará elementos teóricos essenciais à compreensão do caso de Sylvia Serafim, colocando em diálogo estética da violência e sensacionalismo. Por meio desse contato, será possível perceber o cenário
político e social de 1929, e as razões pelas quais Marialva Barbosa classifica o assassinato de Roberto Rodrigues como marco no fim da era de ouro do jornalismo de sensações.
Bibliografia:
BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

Aula 3 - Queimem as bruxas: o espaço da mulher na literatura, na imprensa e a desumanização de desviantes
A última aula continuará o fio legado pelas duas anteriores, na intenção de pensar como essa estética da violência e sensacionalismo impulsionam um processo de desumanização do feminino desviante. Para isso, além de
contextualizar o conceito de desumanização, também trabalhará sobre o papel feminino na literatura e no jornalismo no cenário da década de 1920.
Bibliografia:
MORAES, Eliane Robert. Perversos, amantes e outros trágicos. São Paulo: Iluminuras, 2013.