Programa

Aula 1: Introdução: Arte medieval e Revivalismos medievais – conceitos e crítica;
Aula 2: Apropriações: Revivalismo medieval, da Europa a São Paulo (parte 1);
Aula 3: Apropriações: Revivalismo medieval, da Europa a São Paulo (parte 2);
Aula 4: Coleções: objetos medievais em acervos paulistas.


Bibliografia:
BALUS, Wojciech. La Cathédrale of Joris-Karl Huysmans and the Symbolical Interpretation of the Gothic Cathedral
in the 19th Century. Artibus et Historiae, v. 29, n. 57, 2008, pp. 165-182.
BASCHET, Jérôme. Introduction: l’image-objet. In: SCHMITT, Jean-Claude et BASCHET, Jérôme. L'image.
Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'Or, 1996, pp. 7-26.
BELTING, Hans. Semelhança e Presença: a história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars URBE,
2010.

BIRRO, Renan Marques. A Idade Média Brasileira? Colonialismos e medievalismos historiográficos (c.1900-1940).
Antíteses, Londrina, v.13, n. 26, jul-dez. 2020, pp. 36-67.
CAVATERRA, Cristiana Antunes. Os Catálogos Ilustrados: devoção, iconografia e comercialização de obras sacras
na Belle Époque brasileira. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, n. 10, 2020, pp. 115-124.
DIAS, Pollyanna D ́Avila G.. O século XIX e o Neogótico na arquitetura brasileira: um estudo de caracterização.
Revista Ohun, Salvador, ano 4, n. 4, dez 2008, pp.100-115.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo:
Editora 34, 2013.

Poderes da figura. Exegese e visualidade na Arte Cristã. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 20, 1994, pp. 159-177.
DIEBOLD, William. Medievalism. Studies in Iconography, Vol. 33, Michigan, 2012, pp. 247-256.
ELLIOT, Andrew B. R.. Medievalism, Politics and Mass Media. Woodbridge: Boydell & Brewer, 2017.
FABRIS, Annateresa. Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização. Anais do Museu Paulista: História e
Cultura Material, S. l., v.1, n.1, 1993, pp.131-143.
FRANCO Jr., Hilário. Raízes Medievais do Brasil. Revista USP, São Paulo, n.78, junho/agosto de 2008, pp. 80-104.
FREEDBERG, David. El poder de las Imágines: estudios sobre la historia y la teoria de la respuesta. Madri:
Cátedra, 1992.
GLASER, Stephanie A. (ed.). The Idea of the Gothic Cathedral: Interdisciplinary Perspectives on the Meanings of
the Medieval Edifice in the Modern Period. Turnhout: Brepols, 2018.
KAUFMAN, Amy S.; STURTEVANT, Paul B. The Devil’s Historians: how modern extremists abuse the medieval
past. Toronto: University of Toronto Press, 2020.
MATTHEWS, David. Medievalism: A Critical History. Woodbridge: Boydell and Brewer, 2015.
McCARRAHER, Eugene. American Gothic: Sacramental Radicalism and the Neo-Medievalist Cultural Gospel, 1928-
1948. Records of the American Catholic Historical Society of Philadelphia, Philadelphia, v. 106, n. 1-2, mar/set 1995,
pp. 3-23.
MENEGUELLO, Cristina. Da ruína ao edifício: neogótico, reinterpretação e preservação do passado na Inglaterra
vitoriana. Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de
Campinas. Campinas, SP, 2000.
MOROWITZ, Laura. Anti-Semitism, Medievalism and the Art of the Fin-de-Siècle. Oxford Art Journal, Oxford, v. 20,
v. 1, 1997, pp. 35-49.
PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. O Revivalismo Medieval e a Invenção do Neogótico: Sobre Anacronismo
e Obsessões. In: ANPUH. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: jul. 2011.

. Uma arqueologia da história das imagens. In: GOLINO, William (org). Seminário: A importância

da teoria para a produção artística e cultural. Vitória, UFES, maio 2004.

(org.). Encontros com as imagens medievais. Macapá: Unifap, 2017.

PEREIRA, Maria Cristina; SOUZA, Maria Izabel (org.). Encontros com as imagens medievais. Vol. 2. São Paulo:
FFLCH, 2021.
PEREIRA, Maria Cristina; PELEGRINELLI, André (org). Laboratório de imagens: estudos sobre as imagens
medievais. São Paulo: FFLCH-USP, 2022.
PHILIPPOV, Karin. Considerações acerca da Desterritorialização da Antiga Matriz da Sé de São Paulo. Rocalha,
São João del-Rei, MG, ano. 2, vol. 2, n. 1, dez. 2021, pp. 233-250.
PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Algumas Considerações sobre o Neogótico no Brasil. In: DAZZI, Camila e VALLE,
Arthur (orgs.). Oitocentos – Arte Brasileira do Império à República – Tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR-
UFRRJ/DezenoveVinte, 2010, pp.437-451.
POBLADOR MUGA, María Pilar. El neogótico y lo neomedieval: nostalgias del pasado en la era de la

industrialización. In: LOMBA SERRANO, Concha; LOZANO LÓPEZ, Juan Carlos; ARCE OLIVA, Ernesto Carlos;
CASTÁN CHOCARRO, Alberto. (coord.). El recurso a lo simbólico: reflexiones sobre el gusto II. Zaragoza:
Diputácion de Zaragoza, Institución "Fernando el Católico", 2014, p. 119-144.
RUDOLPH, Conrad (org). A companion to medieval art. Romanesque and gothic in Northern Europe. Oxford:
Blackwell, 2006.
RUFINONI, Manoela Rossinetti. Traços Neogóticos na arquitetura ferroviária brasileira: entre a arte e a técnica. In:
CHECA-ARTASU, M. M.; NIGRO, O. (Orgs.). El Neogótico en la Arquitectura Americana. Ariccia (Italia): Aracne /
Ermes Edizioni Scientifiche, 2016, pp. 124-144.
SANTOS, Marcos Eduardo Melo dos. A Catedral Metropolitana de São Paulo por Maximilian Emil Hehl (1891-1916):
História, Arte e Ecletismo na arquitetura sacra paulistana. Revista Eletrônica Espaço Teológico, São Paulo, vol. 8, n.
13, jan/jun, 2014, pp. 4-15.
SCHMITT, Jean-Claude. Imagem. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (org). Dicionário temático do
Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, v. 1, 2006, pp. 591-605.

. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edusc, 2007.
SILVA, Aline Canuto da. A antessala da demolição: revisitando o processo de montagem da Praça e Catedral da Sé
de São Paulo, em primórdios do século XX. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Nova Série, v.29, 2021, pp.1-40.
SIMMONS, Clare A. (org.). Medievalism and the quest for the “real” Middle Ages. New York: Frank Cass, 2001.
SIMONS, John (org.). From Medieval to Medievalism. London: Macmillan, 1992.
STOCK, Brian. The Middle Ages as Subject and Object: Romantic Attitudes and Academic Medievalism. New
Literary History, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, v.5, n.3, History and Criticism: I, 1974, p.527-547.
TATSCH, Flavia Galli. O acervo do Masp como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da
coleção. Pinturas italianas séculos XIII-XV. In: HOFFMAN, Ana Maria Pimenta; BRANDÃO, Angela;
SCHIAPPACASSE, Fernando Guzmán; e SOLAR, Macarena (orgs.) História da Arte: Coleções, Arquivos e
Narrativas. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2015, p. 113-122.
THURLER, José (org.). Guia da Catedral Metropolitana de São Paulo. São Paulo: Arquidiocese de São Paulo,
1956.
UTZ, Richard; SHIPPEY, Tom (eds.). Medievalism in the Modern World: Essays in Honour of Leslie J. Workman.
Turnhout: Brepols, 1998.
VIOLLET-LE-DUC, Eugène-Emmanuel. Du style gothique au XIXe siècle. Paris: Victor Didron, 1846.
WIRTH, Jean. Faut-il adorer les images? La théorie du culte des images jusqu’au concile de Trente. In: DUPEAUX,
Cécile; JEZLER, Peter; WIRTH, Jean. Iconoclasme: vie et mort de l’image médiévale. Paris: Somogy, 2001, pp. 28-
37.