Programa

Aula 01 (06/02/23) - Parte 1: Conceito de cultura visual; parte 2: realismo socialista soviético e realismo socialista com características chinesas.

CASTRO, Teresa; MEDEIROS, Margarida. O que é a cultura visual? RCL – Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 47, p. 1 – 7, 2017.
STRADA, Vittorio. Do “realismo socialista” ao zdhanovismo. In: CERUTI, Mauro et. al. (Orgs.). História do marxismo IX - O marxismo na época da Terceira Internacional: Problemas da cultura e da ideologia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. (Pensamento crítico, v. 68)
SULLIVAN, Michael. Art in China since 1949. The China Quarterly, London, v. 159, p. 712-722, Sep. 1999.


Aula 02 (07/02/23) - Parte 1: Pôster - conceito e história; parte 2: Os cartazes de propaganda na República Popular da China (1949-1978).

DUO, Duo; LANDSBERGER, Stefan; MIN, Anchee. Chinese propaganda posters: from the collection of Michel Wolf: Köln. Taschen, 2003.
GALLO, Max. The poster in history. New York: W. W. Norton & Company, 2002.
SONTAG, Susan. Pôster: anúncio, arte, artefato político, mercadoria. In: BIERUT, Michael et al (Orgs.). Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Aula 03 (08/02/23): Estudos de caso: Representações de gênero e de estrangeiros nos pôsteres de propaganda chineses (1949-78).

HERNÁNDEZ, Beatriz. Mao, China y los “otros”. Lisboa: Instituto Internacional de Macau, 2014 (Suma Oriental)
PARNOV, Edelson Costa. Novas mulheres para uma China nova? As representações de gênero das legislações e dos pôsteres de propaganda do início da transição chinesa ao socialismo (1949-1962). Orientadora: Tatiana da Silva Poggi de Figueiredo. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.