Programa

Objetivo: apresentar os fundamentos históricos e conceituais da arte floral japonesa e
desenvolver a prática das técnicas introdutórias da criação floral da Escola de Ikebana Ikenobô.
Metodologia: as aulas serão divididas em três partes, a saber, apresentação teórico-conceitual
do tema, exercício prático executado pelos alunos, e avaliação/correção do trabalho pelos
professores.


Conteúdo Programático:
1. Apresentação do Curso – Fundamentos Conceituais e Formais da Arte Floral Japonesa -
Ikebana 生花 – Parte prática: - o oferecimento da flor / intenção / arranjo livre
2. O Tatehana (Tatebana) 立花 e o Rikka立花 / Parte prática: - a representação da
natureza / arranjo livre.
3. O triangulo básico – os Yakueda (ramos principais) / Parte prática: - nageire chokutai
4. As diferenças entre Rikka e Nageire 投入れ / Parte prática: - nageire shatai.
5. As marcas das estações / Parte prática: - nageire suitai.
6. A Forma e o Espaço na Arte Oriental (1) / Parte prática: - moribana 盛花chokutai
7. A Forma e o Espaço na Arte Oriental (2) / Parte prática: - moribana chokutai
8. Os conceitos estéticos derivados do Budismo Zen (1) / Parte prática: - moribana shatai
9. Os conceitos estéticos derivados do Budismo Zen (2) / Parte prática: - moribana shatai
10. O conceito estético Mu 無 (vazio) / Parte prática: - moribana suitai
11. O conceito estético Ma 間 (intervalo de espaço/tempo) / Parte prática: - moribana
suitai
12. A instituição das escolas de Ikebana / Parte prática: - shoka 生花 nisshuike(02
elementos)
13. As características da escola Ikenobô 池坊 / Parte prática: - shoka isshuike (01
elemento)
14. O Shoka 生花da escola Ikenobo / Parte prática: - shoka sansshuike (03 elementos)

15. Retorno das férias – revisão geral / Parte prática: - arranjo livre (escolha livre)
16. Os Yakueda do shoka (1) / Parte prática: - shoka sansshuike (03 elementos – lenhosa e
herbácea)
17. Os Yakueda do shoka (2) / Parte prática: - shoka sansshuike (03 elementos –
herbáceas)
18. As categorias formais de composição – Shin 真/ Parte prática: - Shoka shochikubai
19. As categorias formais de composição – Gyo 行/ Parte prática: - shoka (flores e galhos)
20. As categorias formais de composição – Sô 草/ Parte prática: - shoka (flores e folhas)
21. Os arranjos especiais – plantas da água / Parte prática: - shoka gyodoikê
22. Os arranjos especiais – plantas da água e da terra / Parte prática: - shoka suirikyu

23. A arte do séc. XX e o Ikebana (1) / Parte prática: - jiyuka 自由花 (arranjo livre)
24. A arte do séc. XX e o Ikebana (2) / Parte prática: - jiyuka (arranjo livre)
25. As atualizações da escola Ikenobô – estilos Shofutai正風体 e Shimputai 新風体 /
Parte prática: - shoka shimputai
26. O Ikebana e a contemporaneidade / Parte prática: - shoka shimputai
27. Estudo, projeto e desenvolvimento de arranjo para a exposição de encerramento do
curso / Parte prática: - arranjo pessoal (escolha de vaso e materiais).
Exposição pública dos trabalhos individuais. Encerramento do Curso.
Público alvo: comunidade USP e interessados em cultura japonesa.
Materiais: para os exercícios práticos serão necessários recipientes (vasos), suportes florais
(kenzan, forquilhas de madeira, etc.), tesoura apropriada, uma pequena toalha e uma sacola
plástica para transporte do material floral utilizado nas aulas.
Utilizaremos os recursos audiovisuais disponíveis para projeções de imagens e exibições de
filmes referentes aos temas abordados em classe.
Será cobrada dos alunos a taxa de R$ 70,00 (sessenta reais) por aula referente ao material
floral (flores, folhas e galhos) que será utilizado na parte prática da aula.


Bibliografia:
ABE, Kimiko e KAWAMURA, Tokuko – Ikebana, arte e criação no estilo Ikenobo, São Paulo,
Aliança Cultural Brasil Japão, 1993
BENEDICT, Ruth – O Crisântemo e a Espada: padrões de cultura japonesa, São Paulo,
Perspectiva, 1972
CHIANG SING – Ikebana, arte japonesa para arranjo de flores, Rio de Janeiro, Ediouro
Publicações, 1979
HERRIGEL, Gusty L. – O Zen da arte da cerimônia das flores, São Paulo, Pensamento, 2013
KATO, Shuichi – Tempo e Espaço na cultura japonesa, São Paulo, Estação Liberdade, 2012
SILVÉRIO DE SOUZA, Valderson C – Flores Vivas – a presença do Ikebana Ikenobo no Brasil, São
Paulo, dissertação de mestrado, FFLCHUSP, 2007
TAKENAKA, Reiko – Ikebana passo-a-passo, Tokyo, Patrimonio Tokyo LTD., 1998