Programa

O curso está organizado em uma introdução e dez módulos temáticos, cobrindo os seguintes temas: introdução à linguística e à BNCC; aquisição de linguagem; fonética e
fonologia; morfologia; sintaxe; semântica; pragmática; sociolinguística; linguística histórica e semiótica discursiva.
Para cada módulo, além das leituras e dos exercícios, haverá um encontro síncrono semanal com duração de quatro horas. Estes encontros servirão para discutir a assimilação do conteúdo, bem como para relacionar o conteúdo das aulas à experiência dos participantes. 

Programação do Curso
Introdução 18/03/2023 Introdução ao curso e à linguística
Módulo 1 18/03/2023 BNCC e o ensino de língua portuguesa
Módulo 2 25/03/2023 Aquisição de português brasileiro como L1 e L2
Módulo 3 01/04/2023 Fonética e fonologia do português brasileiro
Módulo 4 15/04/2023 Morfologia: estrutura da palavra
Módulo 5 06/05/2023 Sintaxe: dimensão da estrutura oracional
Módulo 6 13/05/2023 Semântica: tempo e aspecto gramatical
Módulo 7 20/05/2023 Pragmática: linguagem em uso
Módulo 8 27/05/2023 Sociolinguística
Módulo 9 03/06/2023 Linguística histórica: mudanças no português brasileiro
Módulo 10 17 e 24/06/2023 Semiótica discursiva
Encerramento 01/07/2023 Encerramento e avaliação geral do curso com os alunos

 

Bibliografia:

Texto Base do Curso

SCHER, A. P.; BARBOSA, J.; MARANGONI JR.; SILVA, B. P. A Gramática e a
Linguística na sala de aula. São Paulo: Pontes, 2022.
Complementar:
FARACO, C.A.; ZILLES, A.M. Para conhecer: norma linguística. São Paulo: Contexto,
2017.
FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto,
2002.
FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo:
Contexto, 2002.
ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que
falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

Módulo 1 - BNCC e o ensino de língua portuguesa”

7

Básica:
GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa - e a Base Nacional Comum Curricular.
Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em:
<http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587>.
Complementar:
ANTUNES, I. C. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial,
2005.
ANTUNES, I. C. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no
caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ANTUNES, I. C. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São
Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.) Por que a escola não ensina gramática assim?
São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 2, n. 19, p. 11-
26, jul./dez. 2017.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Parábola Editorial, 2008.
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa.
São Paulo: Contexto, 2003.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. São Paulo: Mercado
de Letras, 2010.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática.
14. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Módulo 2 - Aquisição de português brasileiro como L1 e L2

Básica:
KLEIN, W. “O processo de aquisição de línguas”. In: KLEIN, W. L’aquisition de Langue
Étrangère. Paris : Armand Colin, 1989. p. 12-29 (texto traduzido para o português)
Complementar:
DELL’ ISOLA, R. L. P. (org.). O Exame de Proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas:
Pontes, 2014.
GROLLA, E.; SILVA, M. C. F. “A fala do bicho homem e a fala dos outros bichos”. In:
Para conhecer: aquisição de linguagem. São Paulo: Contexto, 2014, p. 14-25.
KENEDY, E. “O problema de Platão”. In: KENEDY, E. Curso básico de linguística
gerativa. São Paulo: Contexto, 2016.
OLIVEIRA, R. S. Linha do tempo da didática das línguas estrangeiras no Brasil. In: Non
plus, nº 7, 2015. Disponível em:
<http://www.revistas.usp.br/nonplus/article/view/80013/106747>
UFRGS. Acervo de provas Celpe-Bras. Disponível em:
<http://www.ufrgs.br/acervocelpebras>

Módulo 3 - Fonética e fonologia do português brasileiro

Básica:

8
BASSO, R. M. “Os sons do português brasileiro e sua escrita”. In: BASSO, R. M. Descrição
do português brasileiro. Linguística para o Ensino Superior, vol. 8. São Paulo: Parábola,
2019.
Complementar:
BATTISTI, E. “Fonologia”. In: SCHWINDT, L. C. (org.). Manual de Linguística:
fonologia, morfologia e sintaxe. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonética”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução
à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonologia”. In: FIORIN, J. L. (org.).
Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. “Fonética”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.
C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez
Editora, 2001.
MORI, A. C. “Fonologia”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à
linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
SEARA, I. C.; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Para conhecer fonética e
fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.


Módulo 4 - Morfologia: estrutura da palavra

Básica:
BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3ª edição. São
Paulo: Contexto, 2011.
Complementar:
FIGUEIREDO SILVA, M. C.; BOECHAT DE MEDEIROS, A. Para conhecer Morfologia.
1ª edição. São Paulo: Contexto, 2016.
GONÇALVES, C. A. V. Blends lexicais em português: não-concatenatividade e
correspondência. Veredas, v.7, n.1, p.149-167, 2003.
GONÇALVES, C. A. V. A ambimorfemia de cruzamentos vocabulares: uma abordagem
por ranking de restrições. Revista da Abralin, v. 5, n.1, p. 169-183, 2006.
PREARO-LIMA, R. Blends lexicais e neologismos: alguns conceitos e problematizações.
Entrepalavras, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 38-56, out. 2019. ISSN 2237-6321. Disponível em:
<http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista /article/view/1502/633>.
MINUSSI, R. D.; OLIVEIRA, C. da S. Observações sobre o pejorativo sufixal: testando a
intuição dos falantes diante de uma teoria de fase nas palavras. Gragoatá, [S.l.], v. 23, n.
46, p. 470-491, aug. 2018. ISSN 23584114. Disponível em:
<https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33586>.
PETTER, M. M. T. “Morfologia”. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística II:
Princípios de Análise. São Paulo: Contexto, 2003.
ROSA, M. C. Introdução à Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2000.
SANDALO, M. F. “Morfologia”. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (eds.). Introdução à
linguística. São Paulo: Cortez, 2001.
SANDMANN, A. J. Formação de Palavras. Curitiba: Scientia et Labor, 1988.
SANDMANN, A. J. Morfologia Geral. São Paulo: Contexto, 1991.
SANDMANN, A. J. Morfologia Lexical. São Paulo: Contexto, 1992.
SCHER, A. P. Formas truncadas em português brasileiro e espanhol peninsular:
descrição preliminar. ReVEL, ed. esp. n. 5, p. 61-79, 2011.9
VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquia do Português. Lisboa:
FCT, 2000.

Módulo 5 - Sintaxe: dimensão da estrutura oracional

Básica:
KATO, M. A. & NASCIMENTO, M. do. A arquitetura da Gramática. Gramática do
Português Culto Falado no Brasil. Volume III: A construção da sentença. Campinas: Editora
da Unicamp, 2009, p. 19 – 41.
Complementar:
CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura: Teoria e prática,
24: 52-65. 1994.
DAHLET, V. A pontuação e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8,
p. 287-314, 2 ago. 2006.
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “A noção de constituinte”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G.
A. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. 
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Articulação entre orações”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G.
A. Para conhecer sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2018. 
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Funções Sintáticas”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A.
Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. 
NEGRÃO, E.V.; SCHER, A.P.; VIOTTI, E.C. “Sintaxe: explorando a estrutura da sentença”.
Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010.
MIOTO, C.; SILVA, M. C.; LOPES, R. “O estudo da Gramática”. In: MIOTO, C.; SILVA,
M. C.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013.
KATO, M. A. “A Gramática do Letrado: questões para a teoria gramatical”. In: KOLLER, E.
et. al. (orgs.) Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga:
CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145.

Módulo 6 - Semântica: tempo e aspecto gramatical

Básica:
GUEDES, M. M. F. “Descrição Semântica de Tempo Gramatical e Aspecto e o Ensino dos
Tempos Verbais”. In: MULLER, A.; Martins, N. P. (org.) Ensino de Gramática: Reflexões
sobre a Semântica do Português Brasileiro. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 98-
115. Disponível em:
<http://semanticaensino.fflch.usp.br/sites/semanticaensino.fflch.usp.br/…-
files/Ensino_Gramatica%20ebook-compactado.pdf>.
Complementar:
ILARI, R. A expressão do tempo em Português. São Paulo: Contexto, 1997.
_______. A linguística e o ensino de língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,
1997.
ILARI, R.; OLIVEIRA, F.; BASSO, R. “Tense and Aspect: a Survey”. In: WETZELS, W. L.;
COSTA, J.; MENUZZI, S. The Handbook of Portuguese Linguistics. John Wiley & Sons,
2016.
KLEIN, W. “How time is encoded”. In: KLEIN, W.; Li, P. (eds.) The expression of time.
Berlin: Mouton de Gruyter, 2009, p. 39-82.
_______. Time in Language. London and New York: Routledge, 1994.10
LACA, B.; MULLER, A. A Semântica dos tempos não marcados. Universidade de São
Paulo, 2005.
OLIVEIRA, R. P. Semântica Formal: uma breve introdução. Campinas: Mercado das
Letras, 2004.
WACHOWICZ, T. C. & FOLTRAN, M. J. Sobre a noção de aspecto. Cadernos de estudos
linguísticos, Unicamp, 48, 2006. p. 211-232.

Módulo 7 - Pragmática: linguagem em uso

Básica:
FIORIN, J. L. “A Linguagem em uso”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística I:
Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003, p. 165-186.
Complementar:
BENVENISTE, E. Problemas de linguística Geral I. São Paulo: Editora da Universidade de
São Paulo, 1976, p. 247-259.
FIORIN, J. L. Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São
Paulo: Contexto, 1996.
FIORIN, J. L. “Pragmática”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística II:
Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, p. 161-185.
GRICE, H. P. “Logic and Conversation”. In: GRICE, H. P. Studies on the way of words.
Massachusetts: Harvard University Press, 1991, p. 32-40.
LEVINSON, S. C. “O âmbito da Pragmática”. In: LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução
de Luiz Carlos Borges & Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 1-64.
STALNAKER, R. Common ground. Linguistics and philosophy, 25, 2002. p. 701–721.
STALNAKER, R. Pragmatic Presuppositions. In: STALNAKER, R. Context and Content.
Oxford University Press, 1999, p. 47-62.
SEARLE, J. “Uma Taxinomia dos Atos Ilocucionários”, In: SEARLE, J. Expressão e
Significado: estudos da teoria dos atos de fala. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

Módulo 8 - Sociolinguística

Básica:
BAGNO, M. “O que é ensinar português?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que
é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 143-147.
BAGNO, M. “O que é erro?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se
faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 147-154.
BAGNO, M. “Então vale tudo?”. In: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é,
como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 154-156.
BORTONI-RICARDO, S. M. “Diversidade linguística e pluralidade cultural no Brasil”. In:
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de
aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 23-35.
FARACO, C. A. “Os três continua e a linguagem urbana comum”. In: FARACO, C. A.
Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 43-
49.
Complementar:
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições
Loyola, 2013.11
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de
aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola
Editorial, 2008.
MENDES, R. B. “Língua e variação”. In: FIORIN, J. L. (org.). Linguística? Que é isso? São
Paulo: Contexto, 2013. p. 111-135.

Módulo 9 - Linguística histórica: mudanças no português brasileiro

Básica:
CHAGAS, P. “A mudança linguística”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística I:
objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 141-164.
Complementar:
DE CAUX, D. D. TARALLO, Fernando (1990) Tempos linguísticos: itinerário histórico
da língua portuguesa. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e
Aplicada, v. 7, n. 2, 1991.
FARACO, C. A. Linguística histórica: Uma introdução ao estudo da história das línguas.
São Paulo: Parábola, 2005.
NEGRÃO, E. V.; VIOTTI, E. Em busca de uma história linguística. Revista de Estudos da
Linguagem, v. 20, n. 2, p. 309-342, 2012.
SILVA, R. V. M. Orientações atuais da linguística histórica brasileira. DELTA:
Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 15, n. SPE, p. 147-166,
1999.
TARALLO, Fernando. Tempos linguísticos. São Paulo: Ática, 1990.
VIOTTI, E. “Mudança linguística”. In: FIORIN, J. L. (org.). Linguística? O que é isso? São
Paulo: Contexto, 2015. p. 137-179.

Módulo 10 - Semiótica discursiva

Básica:
BARROS, D. L. P. “Estudos do discurso”. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística
II: princípios de análise. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 187-213.
Complementar:
BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2014.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial
da União: Brasília: MEC/CEF, 2017. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 7. ed. São Paulo:
Ática, 1993.
FLOCH, J-M. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de estudo
do CPS, 1. São Paulo: CPS PUC-SP, 2001, p. 9-29.