Programa

Mais de um século depois de sua publicação, o Ulysses de James Joyce tem sido o objeto de discussões em
diversos campos: da linguística à literatura comparada; da historiografia aos estudos de geografia irlandesa; da
filosofia espinozana à comunicação. Mas um aspecto que pouco se discute no âmbito joyceano é o da Educação.
Embora Joyce em si tenha falado muito sobre sua vida como aluno em Stephen Hero e em Portrait of the Artist as a
Young Man, é em Ulysses que o autor parece descrever algumas de suas frustrações como professor de idiomas.
Este curso pretende traçar alguns elementos da história acadêmica de Joyce: desde seu interesse por literatura já
no Belvedere College até as aulas particulares e na Berlitz School. E com o contexto histórico posto na mesa,
olhamos para as teorias de tempo, narrativa, representação e didática para observar como Joyce falava sobre a
atividade professoral.


Aula 1-2: Retrato de um Estudante
Com base na biografia de Richard Ellmann e de Joyce the Student de John Kelly, vamos trabalhar a vida de Joyce
no ambiente escolar.


Aula 3-4: Nestor
Vamos estabelecer nestas aulas algumas das bases teóricas do campo da Educação para que possamos fazer
uma leitura crítica de Ulysses. Para isso, vamos nos concentrar nos textos de Rodolfo Bohoslavsky e Jacques
Rancière.


Aula 5-6: Revém ao Ensino
Nas conclusões do curso, pretendemos explorar a dimensão representativa em Ulysses, cruzando o cânone de
estudos literários sobre Joyce com esses novos conceitos educacionais, para daí compreendermos como o autor se
via.


Bibliografia
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. 2019.
BOHOSLAVSKY, R. H. “A psicopatologia do vínculo professor aluno: o professor como agente socializante.” In:
PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981, p. 320 – 341.
BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara e SOUZA, Maria Cecilia C.C. de.
Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores. Psicol. USP [online]. 1993,
vol.4, n.1-2, pp. 299-318. ISSN 1678-5177.
CONLEY, Tim. The Varieties of Joycean Experience. Nova Iorque: Anthem Press. 2020.
ELLMANN, Richard. James Joyce. Oxford University Press. 1982.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2017.
KELLY, John. Joyce the Student: University College, Dublin 1898 - 1902. Gleoiteog Press. ASIN: B098TF5312.
2021.
KIBERD, Declan. Ulysses and Us. Londres: Faber and Faber Ltd. 2009.
NÓVOA, Antonio. “O passado e o presente dos professores”. In: NÓVOA, Antonio. (org.) Profissão Professor.
Lisboa: Porto Editora, 1992,
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34. 1995.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa, volume 2: A configuração do tempo na narrativa de ficção. São Paulo: WMF
Martins Fontes. 2019.
SWITAJ, Elizabeth. James Joyce’s teaching life and methods: Language and Pedagogy in A Portrait of the Artist as
a Young Man, Ulysses, and Finnegans Wake. Palgrave Macmillan. 2016.