Programa

Módulo 1
Data: 17/04, segunda-feira
Horário: 19 às 21h:
19h: Abertura do curso (Leonardo Viana Braga)
19h45: Assessoria para ONGs indigenistas: uma experiência de gestão socioambiental com o povo Zo’é (Leonardo Viana Braga)

Data: 19/04, quarta-feira
Horário: 19 às 21h30:
19h: O trabalho técnico no Estado: experiências com políticas públicas para povos indígenas no Paraguai (Anai Vera Britos).
20h: Atuação junto ao Estado e ao Terceiro setor: experiências com políticas de proteção para povos indígenas isolados no Sudoeste amazônico (Amanda Villa)
21h: Balanço do Módulo 1 (Amanda Villa, Anai Vera Britos, Leonardo Viana Braga, Paula Berbert e Rafael Pacheco)

Módulo 2
Data: 29/05, segunda-feira
Horário: 19 às 21h:
19h: Abertura do Módulo 2 (Leonardo Viana Braga)
19h30: Apoio à justiça de transição: experiências nas comissões da verdade e perspectivas históricas dos povos Xetá e Tikmu’un_Maxakali (Paula Berbert e Rafael Pacheco)

Data: 31/05, quarta-feira
Horário: 19 às 21h30:
19h: Curadoria e mediação intercultural: experiências com as artes e cinemas indígenas (Paula Berbert)
19h45: Formação de professores da rede pública: experiências em diretorias de ensino na cidade de São Paulo (Rafael Pacheco)
20h30: Balanço do curso (Amanda Villa, Anai Vera Britos, Leonardo Viana Braga, Paula Berbert e Rafael Pacheco)

Bibliografia sugerida:

ALBERT, Bruce. 1995. “‘Anthropologie apliquée’ ou ‘anthropologie impliquée’? Ethnographie, minorités et développement”. In: J.F. Baré (ed.) Les applications de l’anthropologie. Un essai de réflexion à partir de la France. Paris: Karthala. (versão traduzida em processo de submissão)

ALMEIDA, Mauro Wiliam Barbosa de. “As ciências sociais e seu compromisso com a verdade e a justiça”. Mediações 20(1):260-284. 2015.

ALMEIDA, Mauro William Barbosa de. “Relativismo antropológico e objetividade Etnográfica”. Campos (UFPR), Curitiba, v. 03, 2003, p. 9-30.

BANIWA, Gersen (Gersen dos Santos Luciano). “O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje”. Brasília (DF): Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000154565

BAVARESCO, Andréia; MENEZES, Marcela. Entendendo a PNGATI. Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI. Brasília: GIZ / Projeto GATI/Funai, 2014, 87p

BERBERT, Paula. “Pedagogias da Transformação”. In: Esbell, J.; Berbert, P.; Cesarino, P.N.; Takua, C.; Krenak. A. Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021. (Catálogo de exposição)

BERBERT, Paula. “Perspectivas Tikm’n Maxakali sobre a história da ditadura e os desafios da justiça de transição no ‘tempo dos golpes’”. Campos - Revista de Antropologia Social, v. 20, p. 108-122, 2020.

BERBERT, Paula.; RIBEIRO, R. R. “Isael e Sueli Maxakali”. Revista BDMG Cultural, Belo Horizonte, 04 nov. 2020.

BRAGA, Leonardo Viana. “Formação de pesquisadores indígenas por ONGs indigenistas (e vice-versa)”. In: Pedro Célio Alves Borges; Luiz Felipe Kojima Hirano; Tania Ludmila Dias Tosta; Carlo Patti; Glauber de Lima. (Org.). Democracia e Ciências Sociais hoje: memória, políticas e desigualdades. 1ed.Goiânia: Gegraf/UFG, v. 1, p. 261-279, 2016

BRAGA, Leonardo Viana; CANGUSSU, Daniel; FURQUIM, L. P. “Instrumentos de promoção das políticas para povos isolados e de recente contato: os Tupi no arco do desmatamento”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 14, p. 15-60, 2022.

BRAGA, Leonardo Viana; PEDREIRA, Hugo; CABALZAR, Flora Dias. “Fazer saber a própria terra”. In: Nelson Russo de Moraes; Leila Adriana Baptaglin; Lamounier Erthal Vilella; Alexandre de Castro Campos; Raoni Fernandes Azerêdo. (Org.). Povos originários e comunidades tradicionais: trabalhos de pesquisa e de extensão universitária. 1ed.Porto Alegre: Fi, v. 4, p. 133-165, 2020

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1988. “Por uma etnografia das antropologias periféricas”. In. R. Cardoso de Oliveira. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro / Brasília: Tempo Brasileiro / CNPq.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 2004. “O mal-estar da ética na antropologia prática”. In: Ceres Víctora, Ruben George Oliven, Maria Eunice Maciel e Ari Pedro Oro (Orgs.), Antropologia e ética: o debate atual no Brasil. Niterói: Associação Brasileira de Antropologia, ABA, e Editora da Universidade Federal Fluminense, EdUFF, v. 1: 21-32.

EVANS-PRITCHARD, Edwars Evan. 2022 [1945]. “Antropologia aplicada”. Tradução Carmen Añon Brasolin, Cadernos de campo, vol. 31 no. 1:1-9

FERNANDES, Florestan. 2009 [1957]. “Tendências teóricas da moderna investigação etnológica no Brasil”. In: A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios. 2. ed. rev. São Paulo: Global Editora, p. 130-197.

GALLOIS, Dominique Tilkin; BRAGA, Leonardo Viana. “Antropologia aplicada e a questão indígena no Brasil hoje: algumas considerações em diálogo com Evans-Pritchard”. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), 31(1), pp. 1-13, 2022, e203786. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v31i1pe203786

GALLOIS, Dominique Tilkin; BRAGA, Leonardo Viana; PEDREIRA, H. P. S. “Construindo um Plano de Gestão Territorial e Ambiental com os Zo’é”. In: Luís Donizete Benzi Grupioni (org.), Em busca do bem viver. Experiências de elaboração de Planos de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. São Paulo: Rede de Cooperação Amazônica, 1 ed., v. 1, p. 108-131, 2020

IEPÉ, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena; FPEC, Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema. Jo’e rekoha bokituteha ram. Planejando como vamos continuar vivendo bem no futuro. Plano de Gestão Territorial e Ambiental da TI Zo'é. 1. ed. São Paulo: Iepé, v. 1., 2019, 136p,

LIMA, Edilene Cofacci; PACHECO, Rafael. “Povos Indígenas e Justiça de Transição: reflexões a partir do caso Xetá”. RACÊ DIREITOS HUMANOS EM REVISTA, v. 4, p. 219-241, 2017.

LIMA, Edilene Coffaci de, PASSOS, Lilianny Rodriguez Barreto dos; PACHECO, Rafael. (2022). “Os Xetá e seus acervos: memória histórica, política e afetiva (Paraná, Brasil)”, Journal de la Société des américanistes [En ligne], 107-1 | 2021. URL : http://journals.openedition.org/jsa/19503 ; DOI : https://doi.org/10.4000/jsa.19503

LIMA, Edilene Cofacci; PACHECO, Rafael; SILVA, Maria Angelita. “Xetá: a renitente batalha”. Povos Indígenas no Brasil, v. 2011-6, p. 748-748, 2017.

OLIVEIRA FILHO, João Pacheco; SOUZA LIMA, A. C. 1982. “Os muitos fôlegos do indigenismo”. Anuário Antropológico, vol.6, no. 1: 277-290

PACHECO, Rafael; LIMA, E. C. “Apresentação: A ditadura continua para os índios”. Campos (UFPR), v. 20, p. 9-25, 2019. (dossiê “Povos indígenas: Memória, verdade, justiça”).

PACHECO, Rafael; HARARI, Isabel. “Comissão da Verdade considera a não demarcação de Terras Indígenas grave violação de direitos humanos”. Instituto Socioambiental, São Paulo (SP), 18 mar. 2015.

RAMOS, Alcida Rita. “Indigenismo: um orientalismo americano”. Anuário antropológico, vol. 37, no. 1: 27-48, 2012.

SÃO PAULO (SP), Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.

SILVA, Aracy; GRUPIONI, Luis Donizete. A temática indígena na escola: a: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília (DF): MEC/Mari/Unesco, 1995. 575 páginas.

VERA BRITOS, A. G. “Aceso a la información pública con enfoque intercultural: Reflexiones y propuestas desde y con los Pueblos Indígenas del Chaco paraguayo”. 000. ed. Asuncion: Tierraviva, 2019. 58p.

VERA BRITOS, A. G.; MARTINEZ RIQUELME, E. “Políticas públicas educativas para los pueblos indígenas en Paraguay: breves reflexiones y desafíos a partir de la creación de la Ley 3231/07”. Suplemento Antropológico, v. LIII, p. 105-127, 2018.

VILLA, Amanda. Demarcando vestígios: Definindo (o território de) indígenas em isolamento voluntário na Terra Indígena Massaco. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, 2018.

VILLA, A. “Fazer-se notar, fazer-nos afastar: um percurso etno-histórico sobre os indígenas em isolamento na Terra Indígena Massaco”. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 14(1), 2022, 153–195. https://doi.org/10.26512/rbla.v14i1.44513

VILLA PEREIRA, A. “Roçando caminho e semeando paisagem”. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, v. 5, p. e022012, 2022.

Portais:

. Fundação Nacional dos Povos Indígenas. www.funai.gov.br
. Povos Indígenas no Brasil (enciclopédia virtual) - Instituto Socioambiental. www.pib.socioambiental.org
. Terras Indígenas no Brasil - Instituto Socioambiental. www.terrasindigenas.org
. Centro de Referência Virtual Indígena - Armazém Memória. https://armazemmemoria.com.br/centros-indigena/