Programa

Aula 1: A Temática Indígena na sala de aula: estereótipos e perspectivas de ensino antirracista

Aula 2: Povos Indígenas no currículo da cidade de São Paulo

Procedimentos:

Teremos 2 encontros síncronos de 2h cada, que contará com exposição dialogada do tema.


Bibliografia:

ALMEIDA, Maria Regina Celestino De. “O lugar dos Índios na história entre múltiplos usos do passado: reflexões sobre cultura histórica e cultura política”. In: SOIHET, Rachel; ALMEIDA, Maria Regina Celestino de; AZEVEDO, Cecília; GONTIJO, Rebeca. Mitos, Projetos e Práticas Políticas. Memória e Historiografia. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 207-230.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino De. Os Índios na História do Brasil. Rio De Janeiro: Editora FGV, 2010.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. “História Das Populações Indígenas na Escola: Memórias e Esquecimentos”. In: PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de Histórias Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio De Janeiro: Pallas, 2013. P. 101-132.

CUNHA, Manuela Carneiro Da (Org.). História Dos Índios No Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, 1992.

FANELLI, Giovana De Cássia Ramos. A Lei 11.645/08: história, movimentos sociais e mudança curricular. Dissertação (Mestrado em educação). Faculdade de Educação da Pontifica Universidade Católica. São Paulo, 2018.

FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Material didático para escola Guarani. In: ZAMBONI, Ernesta; FERNANDES, Antonia; SANTOS, Eva Aparecida; SANTOS, Patrícia; PELLARES, Renata.
Experiências Docentes: Subprojeto História Capes/Pibid/Usp. Revista História Hoje, V. 4, N. 7, 2015.

Kopenawa, Davi e ALBERT, Bruce. A Queda Do Céu: palavras de um Xamã Yanomâmi. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia Das Letras, 2019.

MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra. São Paulo: Companhia Das Letras, 1994.

PREZIA, Benedito. Indígenas em São Paulo: Ontem e Hoje. São Paulo: Editora Paulinas, 2001.

São Paulo. Currículo da Cidade de São Paulo: Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas. São Paulo: Sme-Coped, 2019.

São Paulo. Currículo da Cidade de São Paulo: História. 2.Ed. São Paulo: Sme-Coped, 2019.

São Paulo. Orientações Didáticas do Currículo da Cidade de São Paulo: História. 2.Ed. São Paulo: Sme-Coped, 2019.

VALENTE, Rubens. Os Fuzis a as flechas: história, sangue e resistência indígena na ditadura. São Paulo: Cia das Letras, 2017.