Programa

1ª sessão – Diversidade sociocultural e linguística

2ª sessão – Desafios contemporâneos: luta pela terra, defesa de direitos, educação diferenciada, combate à violência.

3ª sessão – Presença indígena nas cidades

Bibliografia de referência:

CLASTRES, Pierre. “Do Etnocídio”. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Ed. Ubu, 2017.
Página do Melatti. http://www.juliomelatti.pro.br/
Povos Indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental. https://pib.socioambiental.org/pt/
Projeto de documentação de línguas indígenas. Museu do Índio.
http://prodoclin.museudoindio.gov.br/index.php/conheca-as-linguas-indig…
Seki, Lucy. “Línguas indígenas do Brasil no limiar do século XXI”,
CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. Editora Companhia das Letras, 2013.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
NUNES, Eduardo. “Aldeias urbanas ou cidades indígenas? Reflexões sobre Índios e Cidades”. Espaço Ameríndio v.
4, n. 1, 2010. https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/8289
SOUZA, Emerson de Oliveira. Povos indígenas na metrópole: movimento, universidade e invisibilidade na maior
cidade da América. Dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 2021.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”.
Disponível em:
https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_t…
SILVA, Aracy Lopes da, Luís Donisete Benzi Grupioni, and Ana Vera Lopes da Silva Macedo. A temática indígena
na escola: novos subsídios para professores de 1o. e 2o. graus. Mec, 1995.