Programa

04/05 – 1ª. aula –
Parte 1 – Apresentação da proposta, do ministrante e dos participantes.
Parte 2 – Estudos teóricos sobre as origens do haikai.
Parte 3 – Prática e criação: exercícios de corpo e percepção espacial.


11/05 – 2ª. aula –
Parte 1 – Estudos teóricos sobre performance.
Parte 2 – Leitura de haikais tradicionais japoneses e discussão sobre sua relação com a natureza e com a
importância da percepção da presença no “aqui e agora”.
Parte 3 – Prática e criação: Exercícios de corpo e percepção espacial. Improvisações performáticas a partir dos
haikais lidos e escolhidos.


18/05 – 3ª. aula –
Parte 1 – Estudos teóricos sobre as relações entre haikai e performance.
Parte 2 – A importância da presença na performance: exemplos, exibição de vídeos e outros registros.
Parte 3 – Prática e criação: Exercícios de corpo, percepção espacial, improvisações performáticas individuais e
coletivas, a partir dos haicais lidos e escolhidos.


25/05 – 4ª. aula –
Parte 1 – Discussões e esclarecimentos sobre as relações construídas entre haikai e performance nos campos da
literatura e da arte.
Parte 2 – Prática e criação: Aquecimento corporal e utilização de materiais e outros recursos criativos: sonoros e
imagéticos. Elaboração e organização de performances individuais e coletivas, a partir dos haikais. Definição do
local e do público alvo para o qual as performances serão apresentadas.


01/06 – 5ª. aula –
Parte 1 – Preparação e apresentação aberta das performances criadas, em local definido previamente, de acordo
com o combinado entre a Seção de Cultura e Extensão da FFLCH/USP, a supervisora, o ministrante e os
participantes do curso.
Parte 2 – Roda de avaliação do processo. Conclusão do curso de difusão e extensão, sobre arte e literatura.


Referências bibliográficas:
ABRAMOVIC, Marina. The Artist Is Present. New York: The Museum of Modern Arte, 2010.
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.
__________. Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FRANCHETTI, Paulo. Oeste – Nishi. Tradução para o japonês: H. Masuda Goga. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
_______, Paulo (Org.); DOI, Elza Taeko; DANTAS, Luiz. Haikai: antologia e história. Campias: Editora da
UNICAMP, 1996.
GODFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Doubleday Anchor Book, 1959.
GOGA, H. Masuda. O haicai no Brasil. São Paulo: Oriento, 1988.
GOLDBERG, RoseLee. Performance Art: From Futurism to Present. London: World of Art, 1988.
NUNES, Roberson. Haikai e performance: imagens poéticas. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2016.
OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo. Beca Produções Culturais, 2001.
SCHECHNER. Richard. Performance Studies: An Introduction. London: Routledge, 2006.
SONHOS. Direção: Akira Kurosawa. Japão/EUA, 1990.