Programa

Aula 1 a 4: Apresentação do programa: objetivos da oficina. Sequência didática
no gênero “apresentação” – produção de apresentações, leitura e
compreensão textual.


Aulas 5 a 8: Sequência Didática nos gêneros “convite” e “diálogo em
restaurante” – produção de apresentações, leitura e compreensão textual.
Encerramento do curso.

Ao longo das aulas, os alunos trabalharão os gêneros textuais escolhidos de
forma escrita e oral.

Bibliografia
ARTIGUE, M. (1988) “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des
Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-307. 
AVETISYAN, Anahit S. Eastern armenian comprehensive self-study
language course. 2008.
BRONCKART, Jean-Paul (2003). Atividade de linguagem, textos e
discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Raquel
Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC. 
DOLZ, Joaquim (2016) As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão
sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em
Linguística Teórica e Aplicada, vol. 32, nº 1, p. 237-260.
DOLZ-MESTRE, Joaquim, LIMA, Gustavo, BACAN ZANI, Juliana. (2020).
Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um
minicurso. Textura,vol. 22, no. 52, p. 250-274. Disponível em:
<file:///C:/Users/EasyPc/Downloads/unige_145878_attachment01.pdf>. Acesso
em: 31 mai. 2021.
DUM-TRAGUT, Jasmine. Armenian: modern eastern armenian. vol. 14.
Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2009. (London
Oriental and African Language Library).
GURÉGHIAN, Jean. L’ arménien sans peine. France: Assimil, 1999.
ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.) (2012).
Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. (Estratégias de
ensino)
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores (2011). Gêneros
orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3ª
ed. São Paulo: Mercado de Letras.