Programa

Aula 01 - O que é Ficção Científica?
Nessa primeira aula, apresentaremos uma linha do tempo introdutória da ficção científica e, portanto, do curso. Tendo em vista a
dificuldade em determinar o gênero com precisão, selecionamos a novela “O médico e o monstro”, de Robert Louis Stevenson, a
ser usada como ponto de partida para a discussão. Trataremos também brevemente de uma leitura opcional, “Frankenstein”, de
Mary Shelley, por ser considerada uma das obras fundadoras do gênero.

Aula 02 - O Início do século XX:
Época em que a FC se dividia em alta literatura e literatura de polpa. Iremos apresentar o período e as categorias aqui citadas.
Será analisado o conto “A máquina parou”, de E. M. Forster e haverá um breve comentário sobre a peça “R.U.R” (também
chamado no Brasil de “A Fábrica de Robôs”), de Karel Čapek/Tchápek, que introduziu o conceito de robô.

Aula 03 - Da Segunda Guerra Mundial à década de 50:
Nesta época, considerada a Era de Ouro da FC, escreviam os autores mais conhecidos do gênero. Serão apresentados os medos
e ansiedades que resultaram da evolução tecnológica e avanços científicos durante a época no conto “Autofab”, de Philip K. Dick,
assim como aqueles resultantes de ameaças vindas de fora, como em “Hora zero”, de Ray Bradbury, e também uma mistura de
ambos em “Não é a última palavra!”, de Isaac Asimov.

Aula 04 - Anos 60 e 70:
Para o período conhecido como a Nova Onda da FC, iremos comentar brevemente quais as dinâmicas que deram origem aos
mais recorrentes elementos da FC dessa época. Serão analisados os contos “‘Arrependa-se, Arlequim!’ disse o homem Tique-
Taque”, de Harlan Ellison, “Lembramos para você a preço de atacado”, assim como um raro conto brasileiro lançado no período:
“Ma-Hôre”, de Rachel de Queiroz.

Aula 05 - Anos 80 e 90:
Veremos o surgimento do cyberpunk como uma resposta ao neoliberalismo extremo que se instalava nos EUA e, posteriormente,
iria se espalhar pelo mundo todo. Como ponto de partida, temos a obra que é possivelmente a mais conhecida desse subgênero,
“Neuromancer”, de William Gibson.

Aula 06 - Conclusões e o futuro (século XXI)
Em nossa última aula, à guisa de conclusão, aprofundaremos o debate sobre as definições do gênero, levando em conta seus
desenvolvimentos mais atuais. Veremos exemplos de tendências contemporâneas nos contos “Tudo o que transporta o ar”, de
Pétala e Isa Souza, “Quando os sysadmins dominaram o mundo”, de Cory Doctorow e “O que se espera de nós”, de Ted Chiang.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

ASIMOV, Isaac. Não é a última palavra! In: CLARKE, Arthur C. A Sonda do Tempo. Lagoa: Nova Fronteira, 1966.
BRADBURY, Ray. Hora zero. In: BRADBURY, Ray. A Cidade Inteira Dorme e outros contos. São Paulo: Biblioteca Azul, 2008.
CHIANG, Ted. O que se espera de nós . In: CHIANG, Ted. Expiração. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.
DICK, Phillip K. Autofab. In: DICK, Phillip. Sonhos elétricos. São Paulo: Aleph, 2018.
DICK, Philip K. Lembramos para você a preço de atacado. In: DICK, Philip K. Realidades adaptadas. São Paulo: Aleph, 2013.
DOCTOROW, Cory. Quando os sysadmins dominaram a Terra. In: ADAMS, John J. Mundos Apocalípticos: histórias do fim dos
tempos. São Paulo: Planeta, 2019.
ELLISON, Harlan. ‘Arrependa-se, Arlequim!’ disse o homem Tique-Taque. In COSTA, Rafaela. Medium, 11 Fev. 2019. Disponível
em: medium.com/@rafaelapc33/arrependa-se-arlequim-disse-o-homem-tique-taque-8e913c36aa55
FORSTER, E.M. A Máquina Parou. São Paulo: Iluminuras, 2018.
GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2003.
QUEIROZ, Rachel de. Ma-Hôre. In: Galaxia 2000: magazine of Fantasy and Science Fiction, v. 01. Rio de Janeiro: O Cruzeiro,
1968.
SHELLEY, Mary. Frankenstein ou o Prometeu moderno. São Paulo: Martin Claret, 2012.
SOUZA, Pétala; SOUZA, Isa. Tudo o que transporta o ar. In: SOUZA, Waldson (org.). Raízes do Amanhã: 8 contos afrofuturistas.
Pontes Gestal: Plutão, 2021.
STEVENSON, Robert L. O médico e o monstro. Porto Alegre: L&PM, 2021.
TCHÁPEK, Karel. A Fábrica de Robôs. São Paulo: Hedra, 2022.
OBRAS TEÓRICAS
BASTANI, Aaron. Fully Automated Luxury Communism: A Manifesto. New York: Verso, 2019.
BOOKER. Keith. Monsters, Mushroom Clouds and the Cold War. American Science Fiction and the roots of post-modernism,
1946- 1964. Westport, Connecticut: Greenwood Publishing Group, 2001.
BOULD, Mark. MIÉVILLE, China. Red Planets: Marxism and Science Fiction. Connecticut: Wesleyan University Press, 2000.
BOULD, Mark; et al. Voices on the Boom. Science Fiction Studies, Vol. 30, No. 3, The British SF Boom (Nov., 2003), p. 483-491.
BUSCH, Willian P. História da ficção científica nos Estados Unidos do herói cientista de John W. Campbell ao herói antropólogo
de Ursula Kroeber Le Guin. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de
Pós-Graduação em História. Curitiba: UFPR, 2019.
DOCTOROW, Cory. Science Fiction is a Luddite Literature. Locus, Oakland, n. 732, jan. 2022. Disponível em:
https://locusmag.com/2022/01/cory-doctorow-science-fiction-is-a-luddite-
literature/#:~:text=From%201811%2D1816%2C%20a%20secret,backwards%2C%20anti%2Dtechnology%20reactionaries. Acesso
em 25 de maio de 2022
DOCTOROW, Cory. How to Destroy Surveillance Capitalism. New York: Medium Editions, 2021.
DOUGHERTY, Stephen. The Dangerous Rays of the Future: Democracy, Media, Science Fiction. Science Fiction Studies, Vol. 40,
No. 3 (November 2013). Greencastle: DePauw University, 2013.
FREEDMAN, Carl. Critical Theory and Science Fiction. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2000.
JAMESON, F. Archaeologies of the future: the desire called Utopia and other science fictions. New York: Verso, 2005.
JAMES, Edward; MENDLESOHN, Farah. The Cambridge Companion to Science Fiction. Cambridge: Cambridge University Press,
2003.
LACEY, Hugh. Ciência e Valores. Manuscrito- Revista Internacional de Filosofia, v. 20, n. 01. Campinas: Unicamp, 1997.
LE GUIN, Ursula. Introduction. In: LE GUIN, Ursula. The Left Hand of Darkness. New York, NY: Ace Books, 1976.
MACLEOD, Ken. Giant Lizards from Another Star. Sommerville: NESFA Press, 2006.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech. A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Editora Ubu, 2018.
MOYLAN, Tom. (Ed. BACCOLINI, Raffaella). Demand the impossible: science fiction and the utopian imagination. Bern: Peter
Lang, 2014.
ROBERTS, Adam. A verdadeira História da Ficção Científica: do preconceito à conquista das massas. São Paulo: Seoman, 2018.
SHIVA, Vandana. The Violence of Reductionist Science. Alternatives: Global, Local, Political, n. 12. Sage Publications, 1987.
SUVIN, Darko. Metamorphosis of Science Fiction. New Heaven: Yale University Press, 1979.