Programa

De modo a prover um panorama do período, bem como uma discussão teórica e das obras escolhidas, o programa
do curso se apresenta com o conteúdo programático resumido a seguir. Salienta-se que se considerarão os textos
em português e incentiva-se que os estudantes leiam as obras antes ou durante o curso. As aulas serão dadas
alternadamente na modalidade síncrona pelos três ministrantes.

Aula 1: Cool Britannia e a Grã-Bretanha pós-Thatcher
Aula 2: A revolta da periferia do Reino: Trainspotting (1993), de Irvine Welsh
Aula 3: Um teatro de extremos: o In-yer-face
Aula 4: A monarquia e o cânone: Amor de Fedra (1996), de Sarah Kane
Aula 5: Do mundo do consumo à virada do milênio: Shopping and Fucking (1996), de Mark Ravenhill
Aula 6: Entre o nacionalismo e o best-seller: o universo de J.K. Rowling (1997)

Bibliografia

CASS, Thiago R. B., NEVES, Julia B. Vitorianos: do kitsch ao cool. In: Vitorianos: contradições e desdobramentos.
São Paulo: Editora LiberArs, 2022.
COELHO, Rui Pina. Dias difíceis: A representação da violência na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-
Segunda Guerra Mundial (1951-1967). 2013. 280 p. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos – Especialidade
Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa.
D’MONTÉ, R; SAUNDERS, G. Cool Britannia? British Political Drama in the 1990s. New York: Palgrave, 2008.
GIDDENS, Anthony. A terceira via. São Paulo: Record, 1999.
HARVEY, David. Neoliberalismo: História e Implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
KANE, Sarah. Phaedra’s Love. In: Complete Works. London: Methuen, 2001.
LUCKHURST, Mary (ed.). A Companion to Modern British and Irish Drama 1880-2005. Oxford: Blackwell, 2006.
MARCUS, Laura, NICHOLLS, Peter (eds.). The Cambridge History of Twentieth-Century English Literature. London:
Cambridge University Press, 2005.
MIDDEKE, Martin, SCHNIERER, Peter Paul, SIERZ, Aleks (eds.). The Methuen drama guide to contemporary
British playwrights. London: Bloomsbury, 2011.
RACHEL, Daniel. Don’t look back in anger: The rise and fall of Cool Britannia, told by those who were there. London:
Trapeze, 2019.
RAVENHILL, M. Plays 1: Shopping and Fucking; Faust; Handbag; Some Explicit Polaroids. Londres: Methuen
Drama, 2001.
_____________. Shopping and Fucking. Tradução de Laerte Mello. Material disponível para consulta no acervo de
peças da Biblioteca da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo. 1999.
_____________. Plays 2: Mother Clap’s Molly House; Product; The Cut; Citizenship; Pool (No Water). Londres:
Methuen Drama, 2008.
______________. Plays 3. Londres: Methuen Drama, 2013.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Câmara Secreta. Trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
_____________. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
_____________. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
WELSH, Irvine. Trainspotting. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.