Programa

Aula 1 – Gêneros, modelos e prescrições
1. Características da prosa não-ficcional: coordenadas gerais;
2. Levantamento dos principais gêneros: o aforismo, o tratado e os espelhos;
3. Escritores e leitores na Espanha dos Áustria.

Aula 2 – Educar nobres e príncipes
1. Os sentidos da educação e o papel das letras;
2. O modelo cortesão, a sociedade de corte e representação;
3. Educação e Razão de Estado: entre a política e as letras;
3. Educar nobres e príncipes espanhóis: particularidades da monarquia dos Áustria.

Aula 3 – Os tratados espanhóis
1. Aula de Cortesanos (1547), de Cristóbal de Castillejo;
2. El Consejo y Consejeros del Príncipe (1559), de Fradique Furio Ceriol;
3. Suma de preceptos justos, necesarios y provechosos en Consejo de Estado al Rey Felipe III [...] (1614)
4. Oráculo manual y arte de prudência (1647), de Baltasar Gracián.

Referências bibliográficas

i) Fontes primárias
Castillejo, Cristóbal. Aula de Cortesanos. Barcelona: Editorial Linkgua, 2012.
Ceriol, Fradique Furio. El Consejo y Consejeros del Príncipe. Edición preparada por Henry Mechoulan. Madrid:
Editora Nacional, 1978.
Gracián, Baltasar. Oráculo manual y arte de prudencia. Edição fac-símile. Prólogo de Aurora Egido. Zaragoza:
Instituición “Fernando el Católico”, 2001.
Pérez, Antonio. Suma de preceptos justos, necesarios y provechosos en Consejo de Estado al Rey Felipe III,
siendo Príncipe. Aforismos sacados de la Historia de Publio Cornelio Tácito (1614). Introducción y notas de
Modesto Santos. Barcelona: Anthropos, 1991.
ii) Estudos e ensaios
CHÂTELET, François. História das ideias políticas. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2ª. Ed. Rio de Janeiro:
Zahar, 2009.
MACHIAVELLI, Niccolò. Il Principe. Saggi e commenti. A cura di Giorgio Inglese. Roma: Instituto della Enciclopedia
Italiana Fondata da Giovanni Treccani, 2013.
MARAVALL, José Antonio. Poder, honor y élites en el siglo XVII. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1979.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. Tradução de Renato Janine Ribeiro e Laura
Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.