Programa

Aula 1: Perspectivas Futuras e Desafios dos Estudos Sociológicos sobre Videogames: definição de videogames
como artefatos culturais, Evolução dos videogames e seu impacto na sociedade contemporânea, Importância dos
estudos sociológicos na compreensão dos videogames, exploração das tendências emergentes na cultura gamer e
sua relevância, Debate sobre os desafios éticos e sociais decorrentes do avanço tecnológico nos jogos, Reflexão
sobre o papel da Sociologia no desenvolvimento dos estudos sobre videogames.

Aula 2: Cultura Gamer e Comunidades Virtuais: O que são comunidades?, Normas, práticas e identidades no
ambiente gamer, exploração das dinâmicas sociais e interações nos jogos online.

Aula 3: Representação e Diversidade nos Videogames: representações de gênero, raça, sexualidade e outras
identidades nos jogos independentes, análise crítica das representações estereotipadas e seus impactos sociais,
exame de iniciativas para promover a diversidade nos videogames.

Aula 4: O Mundo do Trabalho: desenvolvimento de estúdios, internacionalização, novas formas de trabalho.

Aula 5: Imersão, Agência e Transformação: uso de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos,
engajamento e transformação social, discussão sobre os limites e desafios dos métodos etnográficos para
ambientes virtuais. Os discentes, assim como o ministrante, entrarão em algum jogo online multiplayer escolhido
previamente na primeira aula para pesquisa no espaço.

Aula 6: Aula Final: o corpo discente apresentará uma proposta de estudo de jogos digitais, discutindo o tema a
partir de escolhas bibliográficas indicadas no programa ou relacionadas com o objeto selecionado para análise. O
trabalho será em grupo, vislumbrando a cooperação entre alunos e alunas, assim como prevendo um tempo
máximo de apresentação para cada equipe. O trabalho final poderá ser apresentado sob qualquer formato de mídia
(audiovisual, textual, podcast) e enviado no dia 10/08.