Aula 1 – 01/08/2023 – Identificando desafios
Panorama introdutório de alguns dos principais desafios da pesquisa em canção popular na área de Humanidades,
especialmente nos campos da História, Sociologia, Letras e Música.
Bibliografia:
NAPOLITANO, Marcos. O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular: problemas e
perspectivas, Anais XIV Congresso Anppom, Porto Alegre, 2003, 1-3.
TRAVASSOS, Elizabeth. “Pontos de escuta da música popular no Brasil”. In: ULHÔA, Martha; OCHOA, Ana Maria
(orgs.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2005, p. 94-111.
Aula 2 – 03/08/2023 – Contribuições da análise semiótica da canção
Abordagem das contribuições da análise semiótica da canção conforme a perspectiva de Luiz Tatit.
Bibliografia:
TATIT, Luiz. “Dicção do cancionista”. In: O cancionista: composição de canções no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Ed.
USP, 2002, p. 9-27.
MACHADO, Regina. “A semiótica da canção e sua aplicação na análise do comportamento da voz cantada”. In: Da
intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro. Tese de doutorado em Semiótica e
Linguística, FFLCH, USP, 2012, p. 41-54.
Aula 3 – 08/08/2023 – Canção, historicidade, performance
Discussão da performance na canção popular como um processo histórico-social.
Bibliografia:
PARANHOS, Adalberto. “A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo”, ArtCultura, n.º 9,
Uberlândia, Edufu, jul./dez., 2004, p. 22-31.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Aula 4 – 10/08/2023 – A canção, o fonograma e o álbum
Caracterização histórico-social das especificidades do fonograma e do álbum de canções como objeto de estudo.
Bibliografia:
MAMMÌ, Lorenzo. “A era do disco”. In: A fugitiva: ensaios sobre música. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, p.
104-124.
MOLINA, Sérgio. “Seis premissas e duas referências teóricas”. In: Música de montagem: a composição de música
popular no pós-1967. São Paulo: É Realizações, 2017, p. 19-49.