Programa

Semana 1 : Motivação e Introdução Geral

Aula Expositiva:                        
 Apresentação do curso - estrutura, conteúdo programático, conhecendo a turma
- diagnóstico do perfil 
 O que é uma linguagem de programação ? 
 O que é Python? Onde instalar, como utilizar
 Debate (parte I) : Ferramentas do dia-a-dia baseadas em linguística
computacional (chatbots, modelos de linguagem, assistentes de digitação)
 Debate (parte II) : A visão dos professores do ciclo básico sobre possibilidades
no uso destas tecnologias 

Aula Prática:

 Como criar e abrir um notebook (em distribuição local ou através do Google
Colab)
 Comandos iniciais: Hello World!, variáveis e tipos de objetos
 Como abrir um arquivo no Python? (csv)
 Criando uma calculadora com Python para realizar as 4 operações 

Semana 2: Aplicando Linguística Computacional para Ensino da Língua

Portuguesa

Aula Expositiva: 

 Como computadores processam um língua humana
 Conceitos de Linguística Computacional: O que é?  Aplicações cotidianas
 Níveis de conhecimentos linguísticos
 Tokenização, Lematização, Stemmização 
 Partes-da-fala (POS Tags)
 Palavras de Função vs Conteúdo (Stop Words vs Content Words).
 Expressões Regulares e Pattern Matching
 Debate: possibilidades no uso de linguística Computacional como ferramenta
didática.

   
Aula Prática:
 Abrindo um arquivo de texto no editor de código 
 Contar o número de palavras
 Contar o número de Pronomes Pessoais, Verbos e Advérbios
 Contar a Frequência de Palavras
 Gerar uma nuvem de palavras

Semana 3: Análise de Corpora com o Python

Aula Expositiva: 

 Revisão dos conceitos da aula anterior: (Tokenização, POS Tags, Stop Words,
Lematização) com novos exemplos
 Visão Geral das Ferramentas disponíveis
 Avaliação da Relevância de Expressões em um Corpus : Bag of Words e TF-
IDF.
 Corpora disponíveis em português : NLTK, Linguateca, Projeto Gutenberg
Aula Prática:

 Pré-processamento Linguístico (Tokenização, Remoção de Stop Words)
 Gerando uma representação Bag of Words
 Gerando uma Representação em TF-IDF
 Exercícios: Análise de assuntos em notícias

Semana 4 : O futuro em sala de aula

Aula Expositiva: 
 Introdução à Inteligência Artificial: Usos reais, mercado de trabalho e
perspectivas
 Aspectos Éticos: ChatGPT e Modelos de Linguagem
 Quais os principais desafios de um professor na atualidade?
 O que se espera do futuro na sala de aula? 
 Explicação do trabalho final 

Aula Prática:

 Apresentação do trabalho final
 Ferramentas disponíveis na web 
 Onde buscar exercícios para usar em sala de aula
 Dicas de cursos de aperfeiçoamento
Material Necessário:
Computador pessoal e acesso à internet.

Referências:

FERREIRA, Marcelo; LOPES, Marcos. Linguística Computacional. São Paulo:
Contexto, 2020. 
FREITAS, Cláudia. Linguística Computacional. São Paulo: Parábola, 2022. 
JURAFSKY, Daniel; MARTIN, James H. Speech and Language Processing (draft).
New Jersey: Prentice Hall PTR, 2021.