Programa

Encontro 1: Quem são todas as moças? Tomando pé nas águas das iabás
Encontro que introduz a temática da mitologia das iabás (orixás femininos) e justifica os recortes apresentados ao
longo do curso. Neste encontro, músicas, mitos e a experiência de pesquisa de mestrado e doutorado da
ministrante serão utilizados para aproximar os inscritos no curso do assunto central das discussões.
Referências:
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SALLES BENTO, Oluwa Seyi. Orixá e Literatura brasileira: a esteticização da deusa afro-brasileira Oxum em
narrativas de Mário de Andrade, Jorge Amado e Conceição Evaristo. 2021, 203f. Dissertação (Mestrado em
Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
VERGER, P. F. Lendas africanas dos Orixás. Trad. Maria Aparecida da Nóbrega. Salvador: Corrupio, 1997.

Encontro 2: Oxum, a deusa das artes, dos ventres e do ouro
Este encontro apresenta o orixá Oxum, uma das divindades afro-brasileiras mais conhecidas e cultuadas do país.
Propõe, a partir da leitura e da análise literária, aproximações entre relatos de ordem mítica e obras literárias do
gênero poesia que elegem este orixá sujeito central.
Referências:
LIMA, Luís Felipe de. Oxum. Pallas: Rio de Janeiro, 2012.
NOGUERA, Renato. Mulheres e deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual. Rio
de janeiro: Harper Collins, 2018, p. 49-85
SÀLÁMI, Síkírù. (Babá King). Oxum: Orixá do Amor e do Progresso. [S.l.]: Centro Cultural Oduduwa, 2019.
VALDÉS, V. K. Oshun's Daughters: the Search for Womanhood in the Americas. Albany, NY: State University of
New York Press, 2014.

Encontro 3: Iansã, a deusa dos ventos, das tempestades e dos mortos
Este encontro apresenta o orixá Iansã, também conhecido como Oiá. A partir de mitos e poemas que elencam
aspectos de personalidade, relações interpessoais e domínios naturais da divindade em questão, buscaremos
estabelecer aproximações e ressonâncias.
Referências:
BALIEIRO, Cristina. O legado das deusas: caminhos para a busca de uma nova identidade feminina. São Paulo:
Pólen, 2014.
PINTO, Flávia. Salve o matriarcado: manual da mulher búfala. Rio de Janeiro: Fundamentos de Axé, 2021.
SEBASTIÃO, Guilhermino. Iansã do Balé: senhora dos Eguns. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
THEODORO, Helena. Iansã: rainha dos ventos e das tempestades. Rio de janeiro: Editora Pallas, 2010.

Encontro 4: Iemanjá, a deusa dos mares, das cabeças e da nutrição
Este encontro discute a presença do orixá Iemanjá, deusa de grande popularidade entre os brasileiros e
brasileiras, em mitos e poemas. Assim como nos encontros anteriores, pretende-se realizar análises
comparativas entre as obras lidas a fim de sublinhar possíveis paralelos nos processos de apresentação das
simbologias elencadas.
Referências:
ELBEIN DOS SANTOS, J. Os Nàgô e a morte: Pàde, Àsèsè e o culto Égun na Bahia. Tradução: Universidade
Federal da Bahia. Petrópolis: Vozes, [1975] 2012.
SANTOS, Celiana. Iemanjá, uma sereia? O “mito” africano no imaginário de pescadores do Rio Vermelho, em
Salvador, da Bahia. 2013. 92f. Dissertação (Mestrado em Relações étnico-raciais) - Centro Federal de Educação
Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em http://dippg.cefet-
rj.br/pprer/attachments/article/81/11_Celiana%20Maria%20dos%20Santos.pdf
VALLADO, Armando. Iemanjá, a mãe poderosa. In: https://diplomatique.org.br/iemanja-a-mae-poderosa/. 2010.

Encontro 5: Onde mais estão as moças? Um convite para outros mergulhos
Encontro em que os participantes do curso serão convidados a apresentar objetos artísticos (músicas, obras
literárias de qualquer gênero, obras de audiovisual, artes plásticas, etc) de seu conhecimento para compartilhar
com a turma e sobre as quais tecerão considerações pertinentes ao curso.