Programa

Aula 1:
- Apresentação do curso e breve participação dos participantes;
- Processo histórico do livro ilustrado;
- Algumas definições formais do livro-ilustrado e do livro-imagem;
- Alguns títulos.

Aula 2
- Análises formais - a semiótica discursiva na análise dos livros ilustrados de Shaun Tan;
- Um estudo da mediação do livro-imagem;
- Sensibilização com os participantes (preparação para a aula final).

Aula 3
- Experiências práticas - convidados:
- Paula Gardenia Lucena Gallego (os acervos da sala de leitura - avanços e limites);
- Mateus Albuquerque de Oliveira (Mediação e música);
- Porque ler literatura para infância? Roda de conversa e encerramento do curso.

 

ARIZPE, Evelyn. Imagens que convidam a pensar – o "livro álbum sem palavras" e a resposta leitora. São Paulo: Revista Emília. (acessado em 27/02/2014)

BAJOUR, Cecilia. La orfebrería del silencio: la construcción de lo no dicho en los libros-álbum. 1˚ edição. Córdoba: Comunicarte, 2016. p. 85-100.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. 15. ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 35º edição. São Paulo. Editora Paz e Terra. 1996.

HALLET, Wolfgang. Reading Multimodal Fiction: A Methodological Approach. Anglistik: International Journal of English Studies, 29.1, 25-40, March, 2018.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth. Sentir, saber, tornar-se: estudo semiótico do percurso sensório e a identidade narrativa. São Paulo : Humanitas : FAPESP, 2016.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth. Enunciação e plano da expressão: As três graças, de Rubens e Nepomuceno. In: Estudos semióticos do plano da expressão [recurso eletrônico]/ Organizadores: Ivã Carlos Lopes e Paula Martins de Souza. — São Paulo : FFLCH/USP, 2018.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003. 

LANDOWSKI, E. Sobre el contagio. In: LANDOWSKI, E.; DORRA, R.; OLIVEIRA, A.C. (Ed.). Semiótica, estesis, estética. São Paulo: EdUC; Puebla: UAP, p.269-278, 1999. 

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado: Sophie Van Der Linden. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018. 

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo, SP: Rosari, 2013.

SOUZA, Eduardo. O estranhamento nos livros ilustrados de Shaun Tan. Dissertação de mestrado –  Programa de Pós-Graduação em design, Departamento de design, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 312, 2016

TAN, Shaun. Tales from outer suburbia. 1st American ed. New York: Arthur A. Levine Books, 2009. 

TEIXEIRA, Lucia. Razão e afeto: a argumentação na crítica de arte. São Paulo, ALFA - Revista de Linguística, vol. 50, n. 1, p. 145 - 158,  2006.